quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A construção da União Europeia

Hoje, no Clube Europeu, estudámos a História da Construção da União Europeia.

-          1945 - Fim da 2.ª Guerra Mundial
-          1947 - Plano Marshall;
-           1950 - Plano Schuman.
-           1957 - Tratado de Roma;
-          1986 – Entrada de Portugal
-           1986 - Acto Único Europeu (AUE);
-          1992 -  Tratado de Maastricht;
-           2002 - EURO
-           2013 – A Europa dos 28

A II Guerra Mundial deixou a Europa destruída e provocou mais de 55 milhões de mortos.


Os Estados Unidos concluíram que a devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar a sua própria economia. Por isso, criaram o Plano Marshall. O objetivo do Plano Marschal (1947) era ajudar a reconstrução dos países aliados, da Europa, nos anos seguintes ao final da Segunda Guerra Mundial. No início os recursos foram utilizados para comprar alimentos, fertilizantes e rações. A seguir, foram adquirindo matérias-primas, produtos semi-acabados, combustíveis, veículos e máquinas.



Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman propôs a comunitarização das produções de carvão e de aço. Colocando sob uma autoridade comum essas produções assegurando que nenhum país se encontraria em condições de iniciar guerra contra outros. Inspirando-se no Plano Schuman, seis países (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda) assinam um tratado que visa colocar as suas indústrias pesadas do carvão e do aço, sob uma autoridade comum. O tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).



O Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE), foi assinado em Roma em 25 de Março de 1957. O Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom) foi assinado na mesma altura, o que levou a que estes dois tratados passassem a ser conjuntamente designados por Tratados de Roma.


O ATO ÚNICO EUROPEU altera as regras de funcionamento das instituições europeias e alarga as competências comunitárias, nomeadamente no âmbito da investigação e desenvolvimento, do ambiente e da política externa comum.
O Tratado de Maastricht (1992) pretende a realização de um mercado comum, melhorar a eficácia das instituições, instaurar uma União Económica e Monetária.


Portugal e Espanha entraram para a CEE em 1986.


Em 1 de Janeiro de 2002, entraram em circulação nos 12 países da área do euro as notas e moedas de euros.


O alargamento da União Europeia.