sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Visita IPMA Delegação dos Açores



No âmbito do Projeto Manifesto 2020, do Clube Europeu da EBI de Água de Pau e do programa educativo “Oceano – Educar para uma Geração Azul” realizou-se, no dia 14 de fevereiro, uma visita de estudo à Delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Ponta Delgada, com a participação de 15 alunos dos 4.º e 7.º anos, com o objetivo de se conhecer o modo como se faz a previsão meteorológica nos Açores e as suas implicações junto da população em geral. 


Esta visita enquadra-se no estudo do tema “As alterações climáticas – um desafio para Europa”, com várias ações a decorrer na escola e na comunidade de Água de Pau, das quais se destaca uma Manifestação pelo Clima, a realizar no Dia da Europa e a redação de um Manifesto pelo Clima, a entregar a diversas autoridades no final do ano letivo. Paralelamente a esta atividade os alunos do 4.º ano irão trabalhar temas relacionados com o oceano, no sentido de se “promover ativamente a sua conservação, através de atividades práticas e lúdico-pedagógicas, em sala de aula e fora dela”, projeto que terminará com uma visita ao Oceanário de Lisboa.
A visita guiada pelo meteorologista Carlos Ramalho começou na zona de observação da estação clássica, tendo sido demonstrados os modos de funcionamento e registo de informação de termómetros e anemómetros, utilizados anteriormente para se medir a temperatura, a humidade e a velocidade do vento.










O meteorologista Carlos Ramalho explicou ao grupo como se processam atualmente as medições, através de sofisticadas formas de observação dos fenómenos atmosféricos, numa estação automática, que envia os dados para o IPMA, conforme se pode verificar no espaço onde se efetuam as previsões meteorológicas detalhadas, também baseadas em imagens de satélite, como adiantou a meteorologista Vanda Costa.



Os alunos ficaram a conhecer todo o rigoroso processo de preparação das cartas meteorológicas que o IPMA difunde através da comunicação social, bem como as formas de aquisição, processamento, difusão e gestão da informação recolhida nas redes de monitorização dos ambientes atmosférico, geofísico e marinho, deste importante serviço dirigido ao público em geral, mas também à comunidade científica e às escolas, como foi no nosso caso.









Outra função do IPMA, que chamou a atenção dos alunos, é a emissão de avisos especiais antecipados às entidades nacionais de proteção civil relativos a eventos meteorológicos extremos e alterações bruscas das condições do ambiente marinho, como foi o caso real do dia em questão com agitação forte nas Flores e Corvo.
Relativamente à alterações climáticas, o meteorologista Carlos Ramalho preparou um conjunto de informação que irá depois ser trabalhada na escola, para que se possa comparar as temperaturas com anos anteriores. Foram ainda divulgados sites com informações sobre as alterações climáticas, que, como já é do conhecimento dos alunos, são mudanças significativas que se têm verificado no nosso Planeta e que têm causado desequilíbrios ambientais que tendem a ser cada vez mais graves e frequentes.






Para mitigar os efeitos das alterações climáticas e para sensibilizar os alunos para a ação individual dos mesmos, a visita terminou com a apresentação de algumas pistas de trabalho a desenvolver nos passos seguintes do projeto, que como explicou o coordenador do Clube Europeu passam pela elaboração do Manifesto pelo Clima, através de ações como as propostas nos Kits dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentados durante a visita.



Por fim, gostaríamos de agradecer ao meteorologista Carlos Ramalho e à restante equipa do IPMA Açores pela forma simpática e atenciosa com que nos receberam. Adorámos! Obrigado.



Gostei de ver como é previsto a meteorologia (Inês Pacheco)


O que gostei mais de ver foi ver a parte dos termómetros (Maria Torres)


Gostei muito da visita de estudo. A recolha de dados e monitorização, assim como a previsão meteorológica, são processos complexos e muito interessantes! Os dados são preocupantes e exigem uma ação urgente.... (professora Hermínia Rodrigues)


Gostei de tudo mas o que mais me impressionou foi saber como eles faziam o registo da metereologia. (Matilde Fumo).


Gostei muito desta visita, e acho essa profissão interessante! (Laura Domingues)


Achei engraçado e gostei de saber mais coisas sobre a meteorologia. (Maria Batista)


Os objetivos da visita de estudo foram atingidos na totalidade. Foi um momento educativo muito interessante, muito bem preparado e executado, quer pelo Clube Europeu, quer pelo IPMA. O Dr. Carlos Ramalho guiou a visita com competência e profissionalismo, cativando o público pelos temas abordados. Notou-se uma excelente articulação entre os vários espaços visitados e os restantes elementos da delegação dos Açores do IPMA. Por tudo isto, avaliamos esta visita de estudo com a menção de EXCELENTE. (Coordenador do Clube Europeu da EBI de Água de Pau)


Nota: A notícia da visita ao IPMA tornou-se, em 24 horas, numa das mais populares no nosso blogue, com cerca de 500 visualizações de leitura integral. Obrigado e voltem sempre!