sábado, 29 de fevereiro de 2020

Manifesto 2020 - Introdução



Manifesto 2020

Porque defender o nosso Planeta é uma tarefa de todos, o Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau, São Miguel, Açores, apresenta este Manifesto, denunciando o grave problema que decorre das alterações climáticas, convocando toda a comunidade para a tomada de medidas urgentes para termos um mundo mais limpo e que garanta um futuro feliz para todos nós e para os todos os nossos vindouros.

Este Manifesto está dividido em três partes: na primeira, apresentamos o problema, através da definição das alterações climáticas, das suas causas e consequências, sistematizando as nossas leituras, pesquisas e trabalhos que realizámos ao longo do ano letivo 2019/2020. Na segunda parte, registamos algumas medidas que estão a ser tomadas na União Europeia, em Portugal e nos Açores para mitigar os efeitos das alterações climáticas. Por último, sugerimos um conjunto de medidas que gostaríamos de ver implementadas para melhorar o clima no mundo. Damos algumas sugestões aos políticos, mas as principais medidas passam por cada um de nós, nas nossas casas, na nossa freguesia, no nosso concelho, na nossa ilha…

Consideramos que as alterações climáticas são as variações do clima do planeta Terra ao longo do tempo, no que diz respeito às mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos que se vão afastando dos valores médios registados ao longo dos anos. Dessas alterações, e para este manifesto, vamo-nos focar apenas na temperatura que tem vindo a sofrer um aumento significativo nas últimas décadas, tal como nos mostram os dados do aquecimento global, através dos valores apresentados pelo Instituto Português do Mar da Atmosfera…







Fotografias de Miguel Carvalho  © direitos reservados