Candidatura ao Concurso Anual de Clubes
Europeus da DGE
Já submetemos a candidatura ao Concurso
Anual dos Clubes Europeus, da Direção Geral de Educação, do Ministério da
Educação, cujo tema nacional é “Alterações Climáticas: um desafio para a
Europa”. De acordo com o regulamento do concurso são definidos três objetivos
com três atividades para cada um, dos quais sairá, como produto final, um
Manifesto pelo Clima, que será lido durante uma Manifestação em Água de Pau, no
dia da Europa e entregue na sede da ONU, em Genebra, em junho de 2020.
OBJETIVO 1.
Conhecer e dar a conhecer a problemática das
alterações climáticas ao nível mundial – definição, causas e consequências, com
registo das principais conclusões na introdução do Manifesto pelo Clima, um
documento que será realizado durante as atividades dos objetivos 2 e 3.
Atividade 1 – Concurso: Eu sei tudo sobre as alterações
climáticas – Trinta alunos do Clube realizarão, individualmente, um trabalho,
com base na pesquisa e na leitura de textos diversos sobre o tema. O trabalho
será apresentado em formato de vídeo, cartaz ou apresentação no computador,
utilizando, obrigatoriamente, as seguintes palavras-chave: alterações
climáticas, emissões de CO2, poluição, aquecimento global e catástrofes
naturais. Os trabalhos deverão ser
entregues até o dia 20 de janeiro. De todos os trabalhos, serão selecionados,
por um júri constituído para o efeito, apenas 5 que passarão à fase final, a
realizar no dia 22 de janeiro, aquando da atividade 3 do Objetivo 1. Os dois
alunos com os trabalhos vencedores participarão numa visita de estudo à sede da
ONU, em Genebra.
Atividade 2 – Diário de Bordo – Doze alunos do Clube elaborarão
um diário de bordo durante uma viagem que irão realizar entre Ponta Delgada,
Lisboa e Madrid, de 10 a 15 de janeiro, no âmbito do Projeto ECO-Europa20-20,
financiado pelo Programa Bento de Góis, do Governo Regional dos Açores,
registando os aspetos relevantes sobre as alterações climáticas abordados nas
atividades: Grau a Grau – Uma Aventura em Ebulição, no Oceanário de Lisboa, na
exposição sobre Mar, da Programação de Lisboa Capital Verde 2020 e na visita
guiada ao Centro de Educação Ambiental da cidade de Madrid, em Espanha.
Atividade 3 – Sessão: As alterações climáticas: um desafio para
a Europa, no dia 24 de janeiro de 2020, no auditório da escola, com abertura pela
Diretora Regional dos Assuntos Europeus, do Governo Regional dos Açores e com a
presença 120 alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Nesta sessão serão apresentados os
melhores trabalhos das atividades 1 e 2. Os dois melhores trabalhos serão
escolhidos pelo júri e pelo público através de uma aplicação de telemóvel. No
final será lida a introdução do Manifesto pelo Clima, onde consta a resposta às
seguintes perguntas: O que são, quais as causas e consequências das alterações
climáticas?
OBJETIVO 2
Identificar medidas e esforços de combate aos
efeitos das alterações climáticas ao nível da União Europeia, de Portugal
continental e da Região Autónoma dos Açores, com registo de intenções previstas
nas declarações de Cimeiras do Clima, Planos de Prevenção de Alterações
Climáticas, Projetos financiados pela União Europeia ou Institutos de
monitorização e de previsão do estado do tempo.
Atividade 1 – Entrevista à Secretária Regional da Energia,
Ambiente e Turismo. Elaboração do guião de entrevista com recurso à leitura de
documentos diversos da União Europeia, de Portugal e da RAA. A entrevista, a
realizar no Seminário da EBI de Água de Pau, durante o mês de fevereiro, será
transmitida em direto no Youtube, nas redes sociais e será feito registo de
conclusões no blogue do Clube e jornais locais.
Atividade 2 – Trabalho de grupo, durante o mês de março, sobre
projetos relacionados com alterações climáticas. Os alunos do clube, divididos
em grupos de quatro alunos irão identificar e apresentar projetos financiados
com fundos da União Europeia, a decorrer no estrangeiro, em Portugal
continental e nos Açores.
Atividade 3 – Visita ao Observatório Meteorológico dos Açores,
do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Esta visita a decorrer durante o
mês de abril, será guiada pelo meteorologista Carlos Ramalho e será
complementada com medições de temperatura durante quinze dias do mês de abril
de 2020 em comparação com os mesmos dias dos anos de 1960 e 1990. Desta
experiência será elaborado um relatório, cujas conclusões serão registadas no
Manifesto pelo Clima.
OBJETIVO 3
Sensibilizar os alunos para a contribuição
individual na luta contra as alterações climáticas, através da apresentação de
medidas concretas que cada um pode fazer para melhorar o ambiente.
Atividade 1. E eu o que posso fazer para salvar o Planeta? Nesta
atividade, os alunos irão pesquisar na internet exemplos de medidas propostas
por ativistas ambientais ou cidadãos anónimos que propõem medidas a adotar por
cada pessoa, de modo a que se reduzam os efeitos das alterações climáticas.
Desta recolha serão elaborados folhetos e cartazes com mensagens sobre as
alterações climáticas, a utilizar na atividade seguinte.
Atividade 2. Manifestação pelo Clima, a decorrer a 9 de maio, na
Vila de Água de Pau. Esta manifestação começa com uma marcha de várias turmas
de todos os ciclos de ensino, com saída da escola, percorrendo várias ruas de
Água de Pau e terminando com uma concentração no campo de futebol, onde haverá
um comício, com intervenção de ativistas ambientais e com a leitura da versão
final do Manifesto pelo Clima. No local serão montadas, pela Câmara Municipal
de Lagoa, algumas barracas onde serão disponibilizados produtos ecologicamente
sustentáveis.
Atividade 3. Os quatro alunos que realizarem os melhores
trabalhos ao longo do Projeto irão entregar o Manifesto pelo Clima à sede da
ONU em Genebra, na Suíça, e visitarão o edifício da Organização Meteorológica
Mundial e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, durante o mês
de junho de 2020.
Público-alvo
O projeto será realizado com cerca de 33
alunos do Clube Europeu, que frequentam os 2.º e 3.º ciclos na EBI de Água de
Pau, e que reunirão às sextas feiras, à tarde, das 14h45 às 15h45, dos quais
destacamos seis jovens repórteres, do 9.º ano, responsáveis pela produção de
notícias das várias atividades. Para além destes elementos permanentes,
pretende-se envolver toda a escola e comunidade, através da participação direta
e indireta de cerca de 500 alunos e as suas famílias nas iniciativas acima
referidas.
Coordenação
O projeto será coordenado pelo professor José
Carlos da Silva Pereira, com a colaboração da professora Lúcia Torres.
Parcerias
Escola Básica Integrada
de Água de Pau
Secretaria Regional da
Energia, Ambiente e Turismo
Direção Regional dos
Assuntos Europeus
Câmara Municipal de Lagoa
Junta de Freguesia de Água
de Pau
Junta de Freguesia de Ribeira
Chã
Instituto Português do
Mar e da Atmosfera
1. Divulgação
Água de Pau, 10 de
janeiro de 2020
O Coordenador do Clube Europeu da
EBI de Água de Pau
José Carlos da Silva Pereira