quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sofia e Gary

A União Europeia funciona essencialmente em torno de três instituições, cada uma das quais com poderes e funções distintos: o Parlamento Europeu, o Conselho de Ministros e a Comissão Europeia.
Parlamento Europeu: é o principal componente democrático do sistema da UE, composto por membros directamente eleitos pelos cidadãos europeus. Tem por missão dar seguimento às preocupações e prioridades dos cidadãos europeus e representar as suas posições políticas em função dos resultados eleitorais. Juntamente com o Conselho, cuja aprovação é necessária, o Parlamento Europeu é responsável pela análise, alteração e aprovação da legislação europeia e pela aprovação do orçamento anual da União Europeia, com base nas propostas efectuadas pela Comissão Europeia.

Conselho de Ministros: instituição que representa os governos dos Estados-Membros da União Europeia, composto pelos ministros responsáveis pelos temas e questões em debate. Juntamente com o Parlamento Europeu, cuja aprovação é necessária, o Conselho analisa, altera e aprova a legislação europeia proposta pela Comissão Europeia.


Comissão Europeia: órgão "executivo" da União Europeia, a Comissão Europeia apresenta propostas legislativas ao Parlamento Europeu e ao Conselho e é responsável pela execução da legislação adoptada. A Comissão Europeia é igualmente responsável pela implementação da política da União Europeia, assim como pela gestão dos programas e acções na UE e em todo o mundo. A Comissão é composta por um comissário de cada Estado-Membro da UE, cada um deles responsável por uma determinada pasta, e é liderada por um Presidente. (retirado de http://www.europarl.europa.eu, acedido a 30/10/2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário