sexta-feira, 4 de julho de 2014

2.8. Projeto "Os Açores e a Europa"

1.1.        Projeto Os Açores e a Europa

Nas primeiras sessões do Clube Europeu nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, que, para além dos objetivos gerais antes mencionados, procurou compreender o contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. Após a candidatura ao Programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais, no sentido de se cobrir as restantes despesas para a viagem. Formámos uma equipa, coordenada por mim e constituída pela presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.


 Com muito trabalho, esforço e dedicação, conseguimos as verbas: 2880 euros do Programa Bento de Góis; 3402 euros de jantares e sorteios e 2280 euros de apoios e patrocínios de diversas entidades públicas e privadas. Num total de 8562 euros. Tivemos ainda o apoio direto da Câmara Municipal da Lagoa na aquisição duas passagens, da Junta de Freguesia de Água de Pau com o pagamento de uma passagem e o pagamento do alojamento em Lisboa pela Subsecretaria Regional da Presidência.
Com grande rigor e contenção, pagámos as passagens, o hotel em Bruxelas, os seguros, a alimentação e as deslocações de comboio, táxis e metro. Os pais ajudaram com 50 euros para as entradas no Atomiun e Mini europa e algumas refeições. Restaram 7.97 que serão juntos aos 125 euros de financiamento do Clube Europeu do concurso da Direção Geral do Ministério da Educação, com os quais iremos comprar uma máquina fotográfica digital para o Clube. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para estes jovens (registo fotográfico em anexo). Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade.
Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola e à comunidade, projectando as freguesias de Água de Pau e de Ribeira Chã, o concelho Lagoa, a ilha de São Miguel e os Açores, nas mais altas instâncias da União Europeia. Dessa projecção, é ainda de destacar a consulta pública do nosso blogue que está prestes a atingir um total de 8000 visitas desde que foi criado, contribuindo assim também para a divulgação do nosso trabalho.
Por tudo isto, consideramos que os objetivos foram atingidos da totalidade:  primeiro pelo conhecimento das instituições europeias, através do estudo e da visita ao Parlamento Europeu e Comissão Europeia.  Depois pela contribuição para a construção da cidadania europeia, através da participação, debate e interação com representantes políticos regionais e europeus; também pelo fomento da participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, através da manifestação de atitudes e valores adequados à escolarização e à educação; e ainda pela compreensão do contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia, através do conhecimento e sensibilização dos principais benefícios da integração europeia e da consciencialização das dificuldades existentes devido ao facto dos Açores ser uma região ultraperiférica.
No global, promoveu-se a mobilidade geográfica de jovens açorianos, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.” E esta visita à Bélgica contribuiu ainda para o conhecimento de hábitos e tradições, sendo um enriquecimento das vivências e realidades socio-culturais dos jovens participantes, os mesmos que ampliaram mundividências e aprofundaram assim o próprio conceito de açorianidade.

Pela participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de EXCELENTE. 

Sem comentários:

Enviar um comentário