sexta-feira, 27 de março de 2015

Vídeo vencedor: Uma Nova Narrativa para a Europa

O nosso vídeo "Os Açores e a Europa" foi distinguido pelo Júri com o prémio na categoria Ensino Básico.





O trabalho foi apreciado no âmbito do Concurso “Sonhar e Construir a Europa”, iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) - Direção-Geral dos Assuntos Europeus (DGAE), Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e o Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação, 

PARABÉNS AO NOSSO CLUBE POR MAIS ESTE PRÉMIO!


Felicitamos também o Clube Europeu da EBI da Roberto Ivens em Ponta Delgada que foi distinguido com uma Menção Honrosa. Parabéns!



quinta-feira, 26 de março de 2015

Clube Europeu da EBI de Água de Pau - o melhor dos Açores

O Clube Europeu da EBI de Água de Pau continua a ser o melhor Clube Europeu dos Açores, posicionando-se ainda à frente de muitas outras associações de escolas secundárias e colégios privados do resto do país. Esta distinção relaciona-se com a seleção do Concurso Anual dos Clubes Europeus 2014/15, subordinado ao tema “Ano Europeu para o Desenvolvimento”, com o lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. Segundo o professor José Carlos Pereira, o Clube este ano tem três grandes objetivos, sendo o primeiro relacionado conhecimento da União Europeia, as suas políticas e as suas instituições. Depois pretende-se sensibilizar os jovens para os temas do Ano Europeu para o Desenvolvimento, no sentido de se compreender a cooperação entre países ricos e pobres, as políticas e as medidas para a redução e erradicação da pobreza e para a ajuda europeia a milhões de pessoas com dificuldades em cerca 150 países no mundo. Para além disso, o Clube participa no Projeto “Uma Nova Narrativa para a Europa” com a produção de um vídeo no âmbito do Concurso “Sonhar e Construir a Europa”, de modo a “ inspirar e motivar os jovens, levando-os a propor novas narrativas para o século XXI”. No entanto, segundo o responsável pelo Clube, o maior desafio do clube este ano está relacionado com o Projeto “Os Açores e a Europa”, que pretende através do diálogo estruturado aproximar os jovens dos decisores públicos do Governo dos Açores, eurodeputados e autarcas, que virão à nossa Escola proferir palestras, reuniões e encontros sobre temáticas europeias, de modo a intensificar a discussão e antecipação de políticas de juventude inovadoras e estruturais desde a sua preparação à sua implementação, partindo de realidades atuais próximas dos jovens, numa perspetiva de projeção do seu futuro. O Projeto culminará com uma viagem a Estrasburgo, de 5 a 12 de junho de 2015, na qual os jovens irão visitar o Parlamento Europeu e assistir ao plenário. No dia 10 de junho, realizar-se-á uma reunião com os eurodeputados eleitos pelos Açores para apresentação das conclusões do Projeto “Os Açores e a Europa”. Ainda durante a viagem, serão realizadas atividades em Lisboa com a visita ao Espaço Europa, Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos e em Paris com visita à Torre Eiffel, Museu do Louvre e Palácio de Versalhes. Todo este trabalho será registado num documentário a gravar durante todo o ano letivo por uma equipa profissional de audiovisual da Direção Regional da Juventude, com uma participação ativa dos nossos jovens repórteres e entrevistadores, no sentido de divulgar o projeto e de disseminar os resultados do trabalho, esperando que tudo o que for feito durante este “Ano Europeu para o Desenvolvimento” tenha um forte impacto nos participantes e na comunidade em geral.











sexta-feira, 20 de março de 2015

Boa Páscoa


Boa Páscoa: são os votos dos alunos e dos professores do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, com uma música em francês para inspirar e ajudar na organização da nossa viagem a Lisboa, Paris e Estrasburgo.




Trabalhos 9A







Trabalhos realizados pelos alunos do 9.ºA sob orientação do professor Paulo Martins

quarta-feira, 18 de março de 2015

2015: Ano Europeu do (Des)envolvimento?

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu proclamaram 2015 o Ano Europeu para o Desenvolvimento, sob o lema "o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro", tendo a abertura oficial decorrido no passado mês de Fevereiro nos Paços do Concelho do Porto. Uma escolha que não podia ser mais feliz, porque o Porto sempre se afirmou como uma cidade tolerante, fraterna e aberta, sendo por isso o local certo para este momento.

Foi o Tratado de Lisboa que ancorou firmemente a política de cooperação para o desenvolvimento na ação externa da União, cujo principal objetivo consiste na redução e, a longo prazo, na erradicação da pobreza, tal como consagrado no artigo 21.º do Tratado da União Europeia e no artigo 208.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, e contribuindo também dessa forma para a realização da Estratégia Europa 2020.

Outro dos grandes objetivos do Ano Europeu para o Desenvolvimento é promover junto dos cidadãos da Europa e dos países em desenvolvimento um sentimento comum de responsabilidade, solidariedade e oportunidade, num mundo em permanente mutação e cada vez mais interdependente.

Artigo publicado em 15/03/2015 no Jornal PÚBLICO





Trabalho 7 - AMI


A Assistência Médica Internacional é uma Organização Não Governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos.

Desde a sua fundação, a 5 de Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, a AMI assumiu-se como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e a combater o subdesenvolvimento, a fome, a pobreza, a exclusão social e as sequelas de guerra em qualquer parte do Mundo.

Com o Homem no centro de todas as suas preocupações, a AMI criou quinze equipamentos Sociais em Portugal e já actuou em dezenas de países de todo o Mundo, para onde enviou toneladas de ajuda (medicamentos e equipamento médico, alimentos, roupas, viaturas, geradores, etc.) e centenas de voluntários.



trabalho 7 - Human Rights Watch (HRW)


Human Rights Watch (HRW) é uma organização internacional não-governamental que defende e realiza pesquisas sobre os direitos humanos. A sede HRW está localizada na cidade de Nova York e a organização mantém escritórios   em Amesterdão, Beirute, Berlim, Bruxelas, Chicago,Genebra, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Moscovo, Paris, São Francisco, Tóquio, Toronto e Washington, DC.

Human Rights Watch foi fundada como uma ONG privada americana, em 1978, sob o nome de Helsinki Watch, para monitorar o cumprimento da ex-União Soviética com os acordos de Helsínquia.  Helsinki Watch adoptou uma prática de público "nomear e envergonhar" governos abusivos através da mídia cobertura e através de trocas directas com os formuladores de políticas. Brilhando a atenção internacional para as violações dos direitos humanos na União Soviética e os seus parceiros europeus, Helsinki Watch contribuíram para as transformações democráticas da região no final de 1980.



Trabalho elaborado por:
-André Costa  nº1  9A

-Ângelo Valério  nº2  9A

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial


A efeméride foi criada pela ONU a 21 de março de 1969 devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo nessa mesma data, em 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial.



Recomendações

Os elementos do Clube devem envolver-se com dedicação e empenho em todas as atividades, não podendo ter qualquer falta injustificada.
Devem manter um clima de tranquilidade e de respeito no Clube e nos espaços escolares. Alunos com participações disciplinares serão imediatamente excluídos do Clube e das suas atividades.
Deverão esforçar-se por obter bons resultados na avaliação em todas as áreas disciplinares e não disciplinares.
Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo preenchimento e entrega de todos os documentos solicitados.

Os alunos deverão ser respeitadores em todas as ocasiões, atividades e locais a visitar, devendo ser educados e responsáveis. Deverão falar baixo e nunca se afastar do grupo. Caso seja necessário fazê-lo devem obrigatoriamente informar um dos professores e após a autorização sair acompanhado de um colega.
Durante a viagem, os alunos deverão elaborar um diário de bordo, que poderá ser acompanhado de fotografias ou vídeos.
Todos os alunos deverão participar no documentário que estamos a elaborar.







Apoio Cartório


Apoio


                         
Rua Doutor Hugo Moreira 28, Ponta Delgada
9500-792 PONTA DELGADA
296 384 871


Trabalho 7 - Green Nation

Português
A Green Nation foi instituída em 2001 pela Presidente Farheen Hakeem é uma organização que pretende mudar atitudes em relação à sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, usando a arte, a educação, a cultura e a experimentação. Esta instituição acredita em novas formas de viver para promover transformações e fazer a diferença.

Inglês
The Green Nation was institued in 2001 by President Farheen Hakeem is an organization that want change attitudes towards sustainability, wellness, business and citizenship, using art education, culture and experimentation. This institution believes in new ways of living to promote change and make a difference.



Trabalho realizado por:
-Maria Raposo nº12 9ºA

-Raquel Medeiros nº14 9ºA

Trabalho 7 - ONU

O.N.U.

Organização das Nações Unidas ;
É uma organização internacional, fundada após a Segunda Guerra Mundial , cujo objetivo é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial e assim evitar guerras entre países  e fornecer diálogo.
A O.N.U. envia forças de manutenção de pazpara regiões onde os conflitos armados foram cessados ou pausados recentemente. Esta organização possui 193 estados – membros  mais a Santa Sé e Palestina e baseia –se nos direitos humanos , pois as nações unidas fizeram com que as mulheres pudessem participar na vida política , social e económica .
A O.N.U. apoia  imensas causas como : o desenvolvimento humano, a formulação das metas de desenvolvimento do milénio, metas essas que contribuíam para promover igualdade de género, a autonomia das mulheres , a redução da mortalidade infantil entre outras ...  que ajuda muito aos países em desenvolvimento.
As Nações Unidas conseguiram que mais de 80 colónias fossem independentes. A O.N.U. é financiada  a partir das contribuições voluntárias dos estados – membros .


Trabalho realizado por : Mariana Pacheco e Sofia Ricardo 


terça-feira, 17 de março de 2015

Vídeo 500 visualizações

Publicado a 21/02/2015

O vídeo apresenta uma Nova Narrativa para a Europa para o concurso Sonhar e Construir a Europa, através da história do Projeto “Os Açores e a Europa” do Clube Europeu da EBI de Água de Pau. Começa com uma referência ao concelho de Lagoa – ilha de São Miguel, Açores – com uma focalização em aspetos geográficos, sociais e culturais das freguesias de Água de Pau e da Ribeira Chã, locais de onde são originários os participantes (personagens) desta história. De seguida, é apresentada a Escola Básica Integrada de Água de Pau, uma escola aberta a novos projetos e iniciativas inovadoras, como é o caso do seu Clube Europeu. O Clube é apresentado pelo aluno Tomás Tavares, através de uma conversa com suas colegas de grupo (a Raquel e a Mariana), que, na sequência da narrativa, aproveitam ainda para introduzir a entrevista que realizaram ao eurodeputado Ricardo Serrão Santos que veio ao Clube participar no Projeto “Os Açores e a Europa”. No desfecho do documentário, a Mariana Pacheco avança com algumas conclusões, sobretudo no sentido de esclarecer o público sobre como é que os jovens querem que a Europa caminhe neste século XXI.


domingo, 15 de março de 2015

Trabalho n.º 7

Faz uma pesquisa e elabora um texto sobre uma organização internacional de apoio, cooperação e desenvolvimento.

O texto pode ser escrito em português, inglês ou francês. Publica o teu texto no blogue e ilustra-o com fotografias. Não te limites a copiar e colar da internet, trabalha o texto e refere as fontes. Bom trabalho!

Objetivo


Sensibilizar os jovens para os temas do Ano Europeu para o Desenvolvimento, destacando os que estão relacionados com as políticas europeias, aos níveis da União, nacional, regional e local, no sentido compreender a cooperação entre países ricos e pobres, as políticas e as medidas para a redução e irradicação da pobreza e para a ajuda europeia a milhões de pessoas com dificuldades em cerca 150 países no mundo.


ECHO

ECHO

A UE é um dos maiores doadores de ajuda humanitária à escala mundial, assegurando o financiamento global de cerca de 50 % das operações de emergência a vítimas de catástrofes naturais ou causadas pelo homem. Parte destes fundos provém diretamente dos Estados-Membros, mas uma contribuição importante tem origem no orçamento da UE. O Serviço Humanitário da Comunidade Europeia (ECHO) foi criado em 1992 como órgão central de prestação e coordenação da ajuda humanitária europeia. Em 2004, o ECHO passou a constituir uma direção-geral (DG) no seio da Comissão Europeia, mas foi mantido o seu antigo nome sob a forma de abreviatura. A partir de 2010, a proteção civil passou a fazer parte do seu mandato para assegurar a melhoria da coordenação e da resposta a catástrofes dentro e fora da UE. Christos Stylianides exerce atualmente as funções de Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, sendo também o coordenador da UE para o Ébola desde 24 de outubro de 2014.

http://www.europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/displayFtu.html?ftuId=FTU_6.3.2.html



sábado, 14 de março de 2015

Plano da viagem

Ontem, apresentámos,  publicamente, o plano provisório da nossa viagem e divulgámos as contas do Clube, tudo bem explicado, para não haver dúvidas.






Protocolo Câmara Municipal de Lagoa


No âmbito do Regulamento Municipal para a concessão de subsídios do Município de Lagoa, na área de interesse público para educação e cultura, assinámos, no dia 13 de março, um contrato-programa, relativo ao Projeto “Os Açores e a Europa”, do Clube Europeu da EBI de Água de Pau. Este Projeto faz parte do Plano Anual de Atividades e surge da continuação do trabalho desenvolvido pelo Clube, no ano letivo 2013/2014, que levou um grupo de jovens ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, em Bruxelas. Na sequência do trabalho anterior, premiado a nível nacional, o Projeto promove o conhecimento da União Europeia, das suas políticas e instituições, através de trabalhos, pesquisas, cartazes e palestras. Por outro lado, os elementos do Clube interagem com os decisores políticos europeus, participando, através do diálogo estruturado, em ações com os membros do Governo Regional dos Açores (Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Dr. Rodrigo Oliveira, Diretora Regional da Juventude, Dra. Pilar Damião Medeiros), com os Eurodeputados eleitos pelos Açores (Dr. Ricardo Serrão Santos e Dra. Sofia Ribeiro) e com os órgãos da Câmara Municipal de Lagoa (Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Ponte). Ao longo do ano, estão a ser realizadas palestras, conferências e seminários, com os decisores políticos. No final do Projeto será realizada uma visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde serão apresentadas as conclusões dos trabalhos e onde os jovens poderão contactar diretamente com os políticos responsáveis pelos processos de decisão da União Europeia. Após a assinatura do contrato-programa, o Presidente da Câmara da Lagoa, Dr. João Ponte, destacou que o apoio ao Clube se deve sobretudo à qualidade do trabalho desenvolvido, considerando que este será uma mais-valia para os jovens envolvidos. O Coordenador do Clube, professor José Carlos Pereira, agradeceu toda a colaboração do Presidente da Câmara e desejou-lhe as maiores felicidades para as novas funções que irá exercer enquanto Presidente da Atlânticoline.