O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu proclamaram 2015 o Ano Europeu para o Desenvolvimento, sob o lema "o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro", tendo a abertura oficial decorrido no passado mês de Fevereiro nos Paços do Concelho do Porto. Uma escolha que não podia ser mais feliz, porque o Porto sempre se afirmou como uma cidade tolerante, fraterna e aberta, sendo por isso o local certo para este momento.
Foi o Tratado de Lisboa que ancorou firmemente a política de cooperação para o desenvolvimento na ação externa da União, cujo principal objetivo consiste na redução e, a longo prazo, na erradicação da pobreza, tal como consagrado no artigo 21.º do Tratado da União Europeia e no artigo 208.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, e contribuindo também dessa forma para a realização da Estratégia Europa 2020.
Outro dos grandes objetivos do Ano Europeu para o Desenvolvimento é promover junto dos cidadãos da Europa e dos países em desenvolvimento um sentimento comum de responsabilidade, solidariedade e oportunidade, num mundo em permanente mutação e cada vez mais interdependente.
Artigo publicado em 15/03/2015 no Jornal PÚBLICO