sábado, 16 de maio de 2015

Peça de teatro "Os Emigrantes"

O Clube Europeu apresentou, no dia 15 de maio de 2015, pelas 19:30, no auditório da EBI de Água de Pau, a peça de teatro “Os emigrantes”, uma comédia hilariante, escrita e encenada pela professora Lúcia Torres, que retrata uma família que parte para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, todavia esta partida não seria nada fácil. Os problemas começaram desde logo com a doença do pai e com a preocupação da mãe com o que pôr nas malas para levar para os familiares que já lá estavam:

“Mulher – Não te esqueças de arranjar um lugarzinho na mala para as morcelas, para a pimenta e para os torresmos de caçoula.

Nora – Credo minha sogra. A América é uma terra de fartura. Eles não precisam de nada disso.

Mulher – Precisam sim senhor. A minha filha disse ao telefone que estava desconsolada por uma coisinha de porco.

Nora – Vê-se logo que não és discreta, não vou levar nada disto. Deus me livre.

Filho – Posso levar a minha bicicleta?

Nora – Outro atoleimado, como é que vou levar isso na mala?”






A despedida no aeroporto de Ponta Delgada é de gritos e de chorar… a rir!



Mas os maiores problemas ainda estavam para vir. A confusão no avião foi total, tudo aconteceu, desde o saber do lugar, até acalmarem depois da passagem por uma zona de turbulência – choros, vómitos e rezas a Nossa Senhora dos Anjos. Valeu a atenção, dedicação e profissionalismo do comandante Maçaroca e da sua simpática tripulação.





Se no avião as coisas não foram fáceis, no aeroporto, em Boston, tudo se complicou ainda mais, desde logo:

“Polícia – Can you come here please?
Marido – O que é que este homem está dizendo? Não percebo nada!”


Até chegarem à família já “americanizada”, com "candilhes", "gamas" e uma "pari" à mistura preparada para receber na América mais uma família de Água de Pau.



A peça foi um sucesso. Depois das grandes gargalhadas dos cerca de 150 felizardos espetadores, o trabalho recebeu uma grande salva de palmas dedicada a estes jovens atores europeus.







Obrigado a todos os atores, à professora Lúcia Torres, que escreveu o texto, e ao professor André Vaz, que ficou responsável pelo som e imagem. Tankiuvérimuxe!