quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Encontro com Diretor Regional das Comunidades

Mobilidade e Interculturalidade
O exemplo da emigração açoriana


No dia 27 de janeiro, o Diretor Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, veio falar ao Clube Europeu da EBI de Água de Pau da história da emigração açoriana ao longo dos séculos, realçando os processos de integração e de interculturalidade a que os açorianos estiveram sujeitos ao longo dos séculos, em diversas partes do mundo. Este encontro, integrado no plano de atividades do Clube, procurou, de certa forma, esclarecer os jovens sobre conceitos como mobilidade, emigração, imigração, acolhimento e interculturalidade, temas que se cruzarão com outros projetos a desenvolver ao longo do ano. Assim, o convidado levantou, desde logo, um conjunto de questões que se prendiam com as causas que levaram as pessoas a sair dos seus locais de origem e começou com o exemplo da diáspora açoriana composta por cerca 182000 pessoas espalhadas pelo mundo. Fatores como a pobreza, terramotos ou o simples desejo de partir para melhorar as condições de vida estiveram na origem da saída, primeiro para o Brasil (Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), passando pelo Uruguai, Bermudas, Hawai e depois para os Estados Unidos e Canadá. A integração e a interculturalidade dos açorianos nessas comunidades foi exemplar e é ainda hoje bastante visível nas tradições e no patrinómio cultural que urge preservar.







quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Açores e Europa II

Reveja os melhores momentos do Clube no ano letivo 2014/2015.

https://www.youtube.com/watch?v=us-MRui0l7I

Contrato-Programa Câmara Municipal de Lagoa

No âmbito do Regulamento Municipal para a concessão de subsídios do Município de Lagoa, celebrou-se hoje, 27 de janeiro de 2016, a assinatura de um contrato-programa entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Escola Básica Integrada de Água de Pau, que prevê a atribuição de um subsídio no valor de 1000 euros para comparticipar as atividades do Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau, nomeadamente em despesas relativas ao Projeto “Os Açores e a Europa III”, que irá culminar com uma viagem a Londres. A Presidente da Câmara de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, considera “que é de extrema importância apoiar iniciativas que promovam a educação dos nossos jovens e que contribuam para o enriquecimento de conhecimentos e para o desenvolvimento social dos mesmos”, destacando-se, no documento, que o trabalho do Clube Europeu da EBI de Água de Pau permitirá aos jovens “conhecer vivências do quotidiano de outros países europeus, atendendo aos seus hábitos, tradições, vivências e realidades socioculturais, contributos decisivos para o alargamento de mundividências que reforçam o sentido de pertença e a entidade cultural dos seus membros, no aprofundamento do conceito de si próprio, dos outros e do mundo". 






Clube Europeu Agrupamento de Escolas D. Dinis

 
 
Na próxima sessão iremos propor uma nova parceria.
 
 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Jantar Dia dos Amigos - Fotos

As pessoas de Água de Pau mostraram, mais uma vez, a sua capacidade de mobilização e interajuda, desta feita num jantar espetacular, organizado pelo Clube Desportivo Escolar de Água de Pau, Projeto Eco-Escolas e Clube Europeu da EBI de Água de Pau, a favor da promoção da educação para o desporto, educação ambiental e cidadania europeia. Obrigado a todos os alunos, pais, familiares e amigos que vieram ajudar os clubes. Um agradecimento especial ao Helfimed que animou a noite com uma fantástica atuação.














Atuação do Helfimed







quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Diretor Regional das Comunidades

O nosso próximo convidado será o Diretor Regional das Comunidades, que virá ao Clube Europeu, no dia 27 de janeiro, dar o exemplo dos açorianos em processos de integração, em comunidades como Santa Catarina, no Brasil, ou em cidades como Toronto, no Canadá, ou New Bedford, nos Estados Unidos. O seminário integra-se no nosso plano de atividades que tem como tema "Mobilidade e Interculturalidade no Espaço Europeu".


Jantar Dia dos Amigos - Alteração do local

O jantar será no refeitório da EBI de Água de Pau, às 20h30.
A atuação do Helfimed será no auditório, às 20h00.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Trabalho sobre os refugiados II

O texto que se segue apresenta o resultado das respostas ao questionário elaborado pelos alunos do Clube Europeu da EBI de Água de Pau sobre a crise dos refugiados na Europa.
De um modo geral, os alunos responderam que os refugiados são pessoas que são perseguidas devido à sua raça, religião ou nacionalidade. São pessoas que fogem do seu país, que se encontra em guerra e que não oferece condições de segurança. São, portanto, pessoas que estão fora do seu país de origem e que não podem ou não querem voltar ao mesmo.
Com base nas pesquisas efetuadas, a maioria dos alunos referiu que os refugiados vêm, sobretudo, de cinco países: a maior parte da Síria, seguindo-se Afeganistão, Somália, Sudão e Sudão do Sul, sendo o conflito armado, a pobreza e más condições de vida na Síria os principais motivos para a deslocação destas pessoas como mostra no gráfico abaixo.


Após a consulta do site da Comissão Europeia, concluiu-se as principais medidas que estão a ser tomadas devem ter uma abordagem global que passa pela ajuda financeira aos estados (9,2 mil milhões de EUR) para a crise dos refugiados, sendo que os Estados-Membros se comprometeram a investir recursos nacionais equivalentes. Por outro lado, prevê-se a recolocação de 160 000 pessoas, ou seja, é possível a transferência de pessoas que necessitam de proteção internacional de um Estado Membro da UE para outro Estado-Membro da EU. Serão criados centros de registo (hotspots). Por outro lado pretende-se assegurar que os regressos efetivos ao país de origem seja o trabalho essencial das equipas de apoio à gestão dos fluxos migratórios nos pontos de registo.
Relativamente à opinião dos alunos sobre este tema, os membros do Clube Europeu referiram que deveria haver uma ajuda maior aos países em guerra, com tropas e alimentos, para que as pessoas pudessem viver onde nasceram, com novas oportunidades e melhores condições de vida e alguns acrescentaram que essa ajuda devia vir dos países ricos da península arábica que falam a mesma língua e que praticam a mesma religião. Também foi referido que nos grupos de refugiados poderiam vir pessoas mal-intencionadas como terroristas ou outros que se aproveitariam da solidariedade dos outros povos. Apesar disto, de uma maneira geral, os jovens do Clube ficam sensibilizados com as mortes das pessoas no Mar Mediterrâneo e acham que se deve receber e ajudar quem sofre, principalmente as crianças - as maiores vítimas desta crise dos refugiados.







André Amaral e Hernâni Medeiros
Liliana Santos e Filipa Vieira
Mariana Medeiros e Francisca Torres
Tomás Tavares e Nicolau Valente
Mariana Pacheco e Filipa Andrade


(Texto adaptado por José Carlos Pereira)

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Work programme

What do you want to achieve this year? Tell us in a comment!
Here is our to-do-list for 2016: http://ec.europa.eu/priorities/work-programme/


eTwinnig - registo


Já estamos registados, agora é começar mais esta aventura europeia.

Mobilidade e Interculturalidade - o exemplo dos Açorianos

Durante o mês de janeiro, o tema central do nosso Clube será: Mobilidade e Interculturalidade – o exemplo dos Açorianos, com a participação da Direção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores.



Trabalho sobre os refugiados

“O ano de 2015 ficou marcado por um êxodo massivo de pessoas que, deixando tudo para trás, arriscaram a vida na esperança de encontrarem um futuro melhor. "Refugiado" é a palavra escolhida pelos portugueses para representar o ano que agora terminou.”



Faz uma pesquisa na internet e escreve um pequeno texto sobre “A crise dos refugiados”, respondendo às seguintes questões:
1.       Quem é refugiado?
2.       De onde vêm os refugiados?
3.       Quais as principais medidas que estão a ser tomadas?
4.       Dá a tua opinião sobre o tema.

5.       Publica o teu texto no blogue do Clube.