Escola Básica Integrada de Água de Pau
Clube Europeu
Projeto “Os Açores e a
Europa III”
Ano letivo 2015/2016
Relatório
Visita a Londres
Água de Pau
Maio 2016
Este relatório apresenta o trabalho realizado pelo Clube Europeu da
EBI de Água de Pau, durante o ano letivo 2015/2016, que culminou com a visita
de estudo à cidade de Londres, em Inglaterra, no período compreendido entre 26
de abril e 1 de maio de 2016. O relatório está dividido em três partes
fundamentais, sendo a primeira relacionada com a contextualização da visita a
Londres (objetivos e atividades), que teve como tema “Interculturalidade e
Mobilidade no Espaço Europeu”. Na segunda parte é apresentado plano da viagem.
Na terceira parte são apresentados os depoimentos dos participantes na visita e
são relevados os aspetos positivos para a Região e, por último, é feito um
balanço global da atividade e a avaliação do projeto.
1. Contextualização
Esta
visita foi integrada no plano anual de atividades do Clube Europeu que
pretendia, no âmbito da Dimensão Europeia da Educação, envolver os alunos no
projeto de construção europeia, através da promoção de um melhor conhecimento
da União Europeia enquanto espaço de coabitação intercultural, bem como
participar na discussão de temas relacionados com os desafios europeus da
atualidade, como a interculturalidade e mobilidade no espaço europeu.
Pretendeu-se também contribuir para o aumento do sucesso educativo na escola,
nomeadamente à disciplina Inglês. Outro objetivo do Clube prendeu-se com
conhecimento de vivências do quotidiano de outros países europeus, atendendo
aos seus hábitos, tradições, vivências e realidades socioculturais, contributos
decisivos para o alargamento de mundividências que reforçam o sentido de
pertença e a entidade cultural dos seus membros, no aprofundamento do conceito
de si próprio, dos outros e do mundo.
Para
atingir os objetivos referidos anteriormente, foram planificadas atividades que
decorreram em três momentos distintos. Assim, numa primeira fase, foram
realizados trabalhos de pesquisa, em grupo e em pares, sobre o processo de
construção da unidade europeia – da fundação à consolidação da União Europeia –
desde a primeira comunidade europeia resultante do pós II Guerra Mundial, com
destaque para o Plano Schumann, que instituiu a Comunidade Europeia do Carvão e
do Aço (CECA), em Maio de 1950, passando pelo Tratado de Roma (1957), pela
entrada de Portugal na CEE e o Ato Único Europeu (1986), pelo Tratado de Maastricht (1992) ou entrada do EURO, em 2002,
até à Europa dos 28 com o estudo das suas instituições e símbolos europeus. Foram realizadas pesquisas
de textos sobre a União Europeia, elaborados cartazes e publicados textos no
blogue sobre os 28 países da União Europeia: processos de construção, países,
capitais, gastronomia, bandeiras, línguas, símbolos e instituições. Foram ainda
realizados trabalhos sobre o Reino Unido, articulados com uma sessão sobre a Commonwealth e a importância da língua inglesa no
mundo, dinamizada pelo professor Paulo Martins e uma sessão intitulada UK step by step, dinamizada
pela professora Cândida Santos.
Ainda
dentro do primeiro objetivo foi comemorado o Dia Europeu das Línguas, em
parceria com o Departamento de Línguas, através do preenchimento de
questionários sobre as línguas oficiais da União Europeia, jogos, exploração de
sítios na internet, visionamento de vídeos, leitura de revistas e de livros sobre
o assunto.
.
No segundo momento, foram realizados vários encontros com responsáveis
políticos, dos quais destacamos a palestra com a Eurodeputada Sofia Ribeiro,
com o tema “A Europa - Unida na diversidade”, tendo sido abordados os valores:
respeito, liberdade, democracia, igualdade, direitos do Homem, valores que são
comuns aos Estados-Membros, numa sociedade caraterizada pelo pluralismo, a não
discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade. A
palestra foi realizada no auditório da EBI de Água de Pau, no dia 28 de
novembro, pelas 19 horas, seguindo-se um jantar-convívio de "Thanksgiving".
Foi
realizado um seminário com o
Diretor Regional das Comunidades, do Governo Regional dos Açores, no dia 27 de
janeiro, com enfase para a história da emigração açoriana ao longo dos séculos,
realçando-se os processos de integração e de interculturalidade a que os
açorianos estiveram sujeitos ao longo dos séculos, em diversas partes do mundo,
como por exemplo, no Brasil (Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina),
passando pelo Uruguai, Bermudas, Havai e depois para os Estados Unidos e
Canadá.
Da
exploração de temas europeus da atualidade, destacamos ainda o Projeto
“Problemas e desafios europeus da atualidade: A Crise dos Refugiados”, com a
pesquisa na internet, leitura e exploração de artigos de jornal, visionamento
de notícias sobre a crise dos refugiados e escrita de um pequeno texto sobre “A
crise dos refugiados”, respondendo às seguintes questões: Quem é refugiado? De
onde vêm os refugiados? Quais as principais medidas que estão a ser tomadas? O
texto foi publicado no Jornal Diário de Lagoa.
Tivemos
ainda uma aula-debate sobre questões que se prendem com o contexto geográfico,
político e social da Europa enquanto espaço privilegiado de mobilidade e de
interculturalidade. O orador convidado foi o professor da Universidade dos
Açores, Dr. Pedro Faria e Castro, representante do Centro de Informação Europe Direct dos Açores, que aprofundou temas
relacionados com a construção, a formação, os países, os fundadores, os
tratados, os valores, as instituições e os direitos na União Europeia.
No
âmbito do conhecimento da interculturalidade, destacamos o Projeto "Tu
existes, Tu contas", uma parceria com a Associação de Imigrantes nos
Açores, no qual algumas mulheres imigrantes partilharam com os alunos do Clube
a sua cultura, dando a conhecer receitas culinárias, músicas, danças, histórias
e línguas dos seus países, narrando a sua história, o seu percurso migratório e
uma receita típica do seu país e trouxeram um prato típico que foi partilhado
no jantar “O Mundo à Mesa”, realizado no dia 4 de março de 2016, e que foi
animado pelo músico cabo-verdiano Jaime Goth.
2. Plano da visita
Na
sequência das edições anteriores do projeto "Os Açores e a Europa",
que começou em 2013, com uma viagem a Bruxelas, com passagem, no ano seguinte,
por Paris e Estrasburgo, foi decidido que este ano se iria visitar a
cidade de Londres, por ser conhecida pelas suas características interculturais.
Para
a realização da viagem foram pedidos vários apoios a diversas entidades
públicas e privadas, tendo sido realizadas atividades de angariação de fundos.
Acauteladas todas as questões de segurança, foi contratada a empresa Unijovem, que ficou responsável pela
organização dos serviços de alojamento, alimentação, transportes terrestres,
seguros e entradas.
A
viagem decorreu de 26 de abril a 1 de maio de 2016. No dia 27 de abril, com as seguintes
visitas: Sherlock Holmes Museum, Madame
Tussaud, Camden Street and
Market, Leicester Square, M&M Store, Piccadilly Circus, China Town, Hyde Park, Diana Memorial e Speaker’s
Corner. No dia 28 de abril, visitamos o Buckingham
Palace – Changing of the guards, Downing Street, St.
James Park, Westminster Abbey, Houses
of Parliament e Big Ben. No dia 29, passamos pelos
seguintes locais: Tower Bridge, Millennium Bridge, St. Pau’s Cathedral, Harrods
- Diana and Dodi Al–Fayed memorial e Natural History Museum. No dia 30,
fomos a Greenwich, London Eye e a London
Tower, com passagens por Kings’s Cross Station, Harry Potter Store and Platform 9 ¾ , Notting Hill - Portobello Market, Bookshop - Portobello Road - Blue
Door, Paddington Station, Oxford Street, Soho, Carnaby Street e Skaspeare
Globe. (ver plano em anexo,
com locais a visitar, orientações para os participantes e parceiros no
projeto).
As atividades foram divulgadas no blogue do Clube Europeu da EBI
de Água de Pau, disponível em http://clubeeuropeuaguadepau.blogspot.pt/ .
3. Depoimentos dos participantes sobre
a viagem e sobre a interculturalidade
Tenho a
certeza de que com este projeto aprimorei o meu inglês, abri ainda mais a mente
para as diferenças e pelo respeito pela diferença, cresci como pessoa e como
aluno e fiquei com várias histórias para contar." Foi magnífico!
Hernâni Medeiros
Eu achei que esta viagem foi uma experiência divertida e única. Única por ter sido a minha primeira viagem sem os meus pais, divertida por ter tido boa companhia, por ter visitado locais lindíssimos, por ter tido contato com culturas diferentes e por ter comunicado em inglês, mesmo sabendo que por vezes aquilo que dizia não fazia sentido, foi uma das melhores viagens, foi uma grande aprendizagem... Amei!
Filipa Andrade
Acho que melhorei o meu inglês falado e escrito porque pudemos interagir com várias pessoas, tanto no hostel, como nos diversos locais que fomos visitar e jantar porque éramos nós que apresentávamos o nosso grupo. Aprendi muito sobre a cultura inglesa. FABULASTICO!!!!!!!
Nicolau Valente
Adorei esta viagem, porque fiquei a conhecer Londres, as suas lindas paisagens, os antepassados históricos, os costumes, os maravilhosos monumentos e também aprendi e tentei melhorar o meu inglês. Foi espetacular!
Filipa Vieira
Para mim, este projeto foi muito marcante e acredito que daqui a uns anos ainda hei de lembrar de tudo. Esta viagem foi algo incrível, pois conseguimos aprender e ver coisas novas, como diferentes línguas e pessoas. Serviu pra refletir e para me aperceber que o Homem é capaz de fazer coisas incríveis. Amei! Muito obrigado aos meus excelentes professores.
Francisca Torres
Esta
viagem foi muito positiva para mim, porque me permitiu abrir novos horizontes,
aperfeiçoar o meu inglês, observar culturas diferentes e aprender muitas coisas
sobre uma das cidades mais importantes do mundo. As várias culturas e costumes
são o que dão vida a uma cidade. Adorei!
Tomás Tavares
Adorei esta viagem, vivi
momentos marcantes para toda a vida. Permitiu-me aperfeiçoar a língua inglesa,
pois todos os dias em pares, falávamos inglês, nos restaurantes e nos locais de
visita. Depois desta viagem terei de me despedir deste maravilhoso Clube
Europeu onde estive três anos. Três anos esplêndidos que marcaram toda a minha
vida, pois tive oportunidade de aprender coisas sobre a Europa, sobre as suas
instituições e de conhecer cidades e culturas diferentes. Lembro-me da primeira
sessão, do primeiro ano do Clube Europeu, nunca pensei que este Clube iria
chegar tão longe, porém com trabalho e esforço conseguimos chegar bem
longe, pois até ganhamos prémios com vídeos que fizemos sobre a Europa. Este
Clube fez-me crescer enquanto pessoa, fez-me tornar uma pessoa mais culta, com
uma responsabilidade acrescida e fez-me acreditar que nunca devemos desistir
dos nossos sonhos, devemos lutar e ultrapassar obstáculos para conseguirmos
concretizá-los, como foi o nosso clube. Acho que esta experiência irá ter
influência no percurso pessoal e profissional. Muito obrigado ao coordenador
José Carlos Pereira que batalhou connosco e ajudou-nos a concretizar sonhos que
iriam ser difíceis de concretizar sem este clube.
Mariana
Pacheco
Adorei participar nesta
incrível aventura, na qual aprendi e conheci muitas coisas magníficas, falei em
inglês, pude observar culturas diferentes e é uma viagem que nunca vou
esquecer. Amazing!
Liliana
Santos
Esta viagem foi incrível,
foi uma experiência inteiramente nova e única para mim. Descobri as pessoas
locais, vi edifícios enormes e monumentos fantásticos e experimentei falar inglês
com as pessoas locais. Este último aspeto tornou esta experiência ainda melhor.
Único!
André
Amaral
Londres, a agitada cidade, moderna e
elegante, foi a capital escolhida para concretizar a última etapa do projeto do
Clube Europeu da EBI de Água de Pau. Na bagagem levávamos muitas expetativas,
dúvidas, vontade de absorver cada momento e de explorar esta cidade
cosmopolita. Vimos o Big Ben, Madame Tussaud, Piccadilly Circus, M&M Store,
London Eye, Tower Bridge, parques enormes e monumentos majestosos. Era tanto
para ver e sentir que sentimos dificuldades em absorver tanta riqueza cultural.
Londres reúne em si o multiculturalismo e a interculturalidade. Fica o desejo
de lá voltar, há ainda muito para explorar, respirar e viver, até porque, como
já dizia Samuel Johnson “quem está cansado de Londres, está cansado da vida, há
em Londres tudo o que a vida pode proporcionar”. Foi uma grande honra fazer
parte deste projeto e poder representar a EBI de Água de Pau e a nossa região.
Vice-presidente
do Conselho Executivo - Graça Sociedade
A visita a Londres, com
este grupo de alunos, foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível
profissional como pessoal. Foi bastante gratificante aperceber-me que todo o
trabalho de preparação da viagem foi ao encontro dos interesses do grupo. Estes
jovens mostraram-se constantemente curiosos em saber mais sobre os locais
visitados, a razão e finalidade da sua construção, perguntando para onde iriam
a seguir e o que iriam ver mais. Foi gratificante observá-los a admirar locais
que apenas conheciam através dos manuais ou da televisão. Tiveram também a
oportunidade única de interagir em inglês com diversas pessoas, quer nos locais
das visitas, quer nos restaurantes, como no hostel, melhorando as competências
linguísticas in loco. Notei desde logo que os alunos se apercebiam que sabiam
falar inglês e percebiam mais do que realmente pensavam. Esta visita foi também
uma forma dos alunos aprofundarem os seus conhecimentos e de fomentar a
curiosidade e a vontade de aprender e de falar inglês.
Professor
Paulo Martins
Esta viagem foi muito
importante porque permitiu que os alunos melhorassem o seu inglês e aumentassem
a sua autoestima no uso de uma língua estrangeira. Foi muito bom para os alunos
porque saíram da sua ilha para conhecer o continente europeu. O Clube Europeu
foi um espaço privilegiado para trabalhar temas europeus. A visita contribuiu
para que os jovens em Londres conhecessem o espaço europeu e percebessem o que
é a interculturalidade, através da aceitação, por parte do povo inglês, de
outros povos e culturas. Este projeto foi muito bom porque contribuiu para
enriquecer os meus conhecimentos linguísticos e culturais. Quando se vive numa
ilha, não se tem noção de como existem realidades complemente diferentes.
Não existem palavras para descrever esta viagem, sobretudo pela descoberta de
monumentos que nos foram explicados em livros ou em pequenos filmes. Realmente
não há melhor maneira de aprender do que estar nos sítios reais.
Professora
Lúcia Torres
Na qualidade de Representante
de Pais, considero que a viagem a Londres integrada no Projeto “Os Açores e a
Europa” foi bem-sucedida e muito enriquecedora em termos de conhecimento,
merecendo um balanço muito positivo. Para os alunos revelou ser uma mais-valia
na medida em que, foi-lhes possível vivenciar uma cidade incrível em vários
aspetos. Através da viagem puderam pôr em prática a língua inglesa, constatar
com usos e costumes, observar a diversidade de povos, locais e monumentos
históricos, não faltando a boa disposição do grupo numa cidade cheia de vida.
Por último, deixo o meu agradecimento aos pais que elegeram-me como
representante, aos alunos participantes e professores acompanhantes. Obrigada a
todos por tornarem estes seis dias tão interessantes e divertidos. Londres é “absolutely fantastic”.
Representante
dos Encarregados de Educação - Dina Tavares
É com grande satisfação
que termino mais esta viagem do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, uma visita
a Londres, que decorreu de 26 de abril a 1 de maio de 2016, no âmbito do
projeto "Os Açores e a Europa", que começou em 2013, em Bruxelas, com
passagem, no ano seguinte, por Paris e Estrasburgo. Foi uma longa caminhada,
feita de tenacidade, trabalho e dedicação, mas que acredito ter valido a pena e
ter deixado marcas nos cerca de 70 participantes que fizeram parte do Clube
durante estes três anos. Apesar de considerar que em educação nada é imediato,
tenho a certeza de que os jovens que aceitaram participar no Clube nunca mais
irão esquecer esta aventura, talvez agora apenas sintam a emoção da descoberta
de algo novo, porém, são essas aprendizagens perdurarão para o futuro e serão
lembradas ao longo da vida. Apesar das responsabilidades acrescidas, dos custos
elevados, da preparação logística, do tempo despendido, acho que valeu a pena,
sobretudo pelo envolvimento da escola, da família e das instituições, todos em
prol de uma causa comum - o sucesso dos nossos alunos! Sim, valeu a pena!
Professor
José Carlos Pereira
Em Londres, conseguimos
observar a diversidade de pessoas em bairros e lojas. Também vemos pessoas a
andar na rua com vestes da sua cultura ou religião, sem medo algum, porque cá
em Londres são aceites de forma normal por todos.
Francisca
Torres
Em Londres, vimos pessoas
de distintas raças e culturas, nomeadamente muçulmanos, chineses, indianos,
africanos, japoneses, judeus... e ao vermos estas pessoas fez-me refletir para
o facto de todos sermos iguais independentemente da raça e da cultura e que
todas as pessoas têm o direito de circular na Europa.
Mariana Pacheco
Nesta viagem
observei muitas pessoas com costumes diferentes, como árabes, judeus, indianos,
etc. Apesar destas pessoas "diferentes" de nós, também somos
"diferentes" para eles, por isso temos de respeitar todos se
quisermos ser respeitados. De realçar que estas pessoas sentem-se bem e
são respeitados pelos londrinos visto que muitas destas pessoas trabalham como
polícias, bombeiros, empregados e até na política, completamente integrados.
Tomás
Tavares
A interculturalidade
é muito notória na cidade de Londres, uma vez que conseguimos ver nas ruas, nas
lojas, diferentes etnias, entre as quais, chineses, árabes, judeus, com os seus
costumes e maneiras de vestir.
Filipa
Andrade
Em Londres,
conseguimos ouvir e ver muitas religiões, línguas e formas de vestir, que se
devem respeitar, mas não devendo mudar os nossos hábitos culturais e vestuário
devido a outras opiniões.
Nicolau
Valente
A interculturalidade
é para mim o saber conviver com várias culturas, aprender os hábitos, não ter
preconceito para com os outros, aceitar os outros da maneira como são... O que
mais me espanta em Londres é que se homem ou mulher, branco ou negro, muçulmano
ou indiano, católico ou protestante, todos têm o direito de trabalhar onde
querem. Gostei e aprendi muito sobre a cultura dos outros povos.
Mariana
Medeiros
Londres se fosse um
fator climático seria um arco-íris pois possui um enorme leque de raças,
estilos de vida, religiões e orientações sexuais e todas vivem em sintonia e
harmonia. Mesmo com a dificuldade da língua, não foi difícil comunicar com os
outros e conhecer mais os seus costumes e tradições. Em Londres nota-se o
respeito pela diferença.
Hernâni
Medeiros
Esta viagem fez-me
pensar muito sobre a interculturalidade e, ao longo desta, observei muitas
culturas e costumes diferente. Vi chineses, muçulmanos, indianos e judeus, cada
um com uma maneira diferente de vestir e falando várias línguas, em alguns
restaurantes vimos até alguns portugueses. Cheguei à conclusão que todas as
pessoas são livres de fazer as suas escolhas independentemente sua raça,
religião, cor da pele, etc.
Filipa
Vieira
Ao participar nesta
viagem a Londres pude ver pessoas de diferentes culturas e costumes e
aperceber-me que apesar de sermos diferentes, todos temos os mesmos direitos e
deveres. Londres é realmente uma cidade intercultural.
Liliana
Santos
Londres é uma enorme
cidade com uma variedade cultural impressionante e com diversas etnias,
religiões, estilos de vida... Esta visita teve muito a ver com o tema da
interculturalidade que trabalhamos este ano. Aqui há uma perfeita aceitação
pela maneira de ser das outras pessoas, coisa que, segundo a minha opinião, por
vezes, não acontece em outros países. Estas pessoas integram-se na vida urbana
londrina, trabalhando, vivendo e comunicando, situação esta perfeitamente
visível quando passeamos pelas ruas de Londres.
André
Amaral
Em Londres pudemos refletir acerca conceito de
"interculturalidade", entendendo interculturalidade como
aceitar as pessoas como elas vivem e entender os seus costumes, formas de
vestir, religião e tradições, sem mudar ou desvalorizar aquilo que é nosso,
mesmo estando num país diferente. Nesta perspetiva, o olhar para a cidade de
Londres, uma cidade com mais de 7500000 de habitantes e onde se falam cerca de
300 idiomas diferentes, foi uma experiência extraordinária em termos pessoais e
profissionais.
Professor
José Carlos Pereira
4. Aspetos relevantes para os Açores
Este
projeto foi muito importante para a Região Autónoma dos Açores, porque permitiu
aos estudantes açorianos, como já foi referido anteriormente, conhecerem melhor
a União Europeia e desenvolverem competências de Cidadania Europeia, tão
necessárias para a formação de cidadãos informados e participativos. Para além
desse aspeto, destacamos as aprendizagens dos jovens ao nível de competências
linguístico-comunicativas que puderam aperfeiçoar em diversos momentos ao longo
do projeto, sobretudo ao nível da aprendizagem da língua inglesa, na sua
dimensão e projeção universalista e multicultural. Por outro lado, o projeto
deu a conhecer os Açores, através de pequenas apresentações orais realizadas
pelos alunos nos locais visitados e junto de outros jovens que estavam em
visita a Londres. Esta viagem permitiu aos jovens açorianos tomar contato com
realidades diferentes, abrindo horizontes, por vezes, espartilhados, pela
condição do ser ilhéu, mas que urge expandir em dimensões mais abrangentes do
ser português e do ser europeu em dinâmicas e plataformas continentais. Ao
nível do tema do projeto “Mobilidade e Interculturalidade”, as aprendizagens
promovidas mostram, como vimos pelos depoimentos dos alunos, que estes ser
tornaram mais tolerantes e respeitadores em relação às diferenças e esse é
também um bom contributo para os Açores, uma Região que integra imigrantes e
promove a interculturalidade dos seus habitantes.
5. Balanço da ação
Por
tudo o que foi referido neste relatório, consideramos que os objetivos da ação
foram atingidos da totalidade, (i) conhecer a União Europeia enquanto espaço de
coabitação intercultural, (ii) compreender os fenómenos de mobilidade
(emigração, imigração e migração), nos Açores, em Portugal e na Europa. (iii)
conhecer e experienciar vivências do quotidiano de outras culturas, através da
observação dos seus hábitos culturais e tradições, dentro e fora do país. Para
a concretização dos objetivos foram realizadas atividades muito diversificadas
e bem sucedidas, como a palestra com eurodeputada Sofia Ribeiro e com o Diretor
Regional das Comunidades e foram realizados vídeos, fotos e cartazes. Este
projeto conseguiu estabelecer parcerias muito significativas com os órgãos do
poder regional (Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações
Externas, Direção Regional da Juventude, Direção Regional da Educação, Direção
Regional das Comunidades), do poder local (Câmara Municipal de Lagoa, Junta de
Freguesia de Água de Pau e Junta de Freguesia da Ribeira Chã), bem como outras
instituições públicas e privadas
Pela
aprendizagem, participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos
alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelas parcerias
estabelecidas, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo
alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de
EXCELENTE.
Água
de Pau, 4 de maio de 2016
O responsável
José Carlos da Silva Pereira
A
partida do Aeroporto de Ponta Delgada