terça-feira, 31 de maio de 2022

Visita a Guimarães

 No terceiro dia desta fantástica aventura pela História de Portugal, o Clube Europeu da EBI de Água de Pau fez o percurso pelo Monte Latito, numa visita orientada ao Castelo de Guimarães, Igreja de S. Miguel e Paço dos Duques, ficando a conhecer in loco aspetos fundamentais da formação de Portugal, com especial relevo para a ação de D. Afonso Henriques, o Primeiro Rei de Portugal. Em 2007, esta construção foi classificada como Monumento Nacional. O monumento fica localizado ao lado do Campo de São Mamede e está intimamente ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.

Outro espaço visitado foi a igreja de São Miguel, fundada no século XIII, é uma pequena igreja de estilo românico, ligada à fundação da nacionalidade e possui uma inscrição e uma pia onde se diz que D. Afonso Henriques foi batizado.

Na segunda parte da visita, os participantes no projeto visitaram o Paço dos Duques, O Paço dos Duques mandado construir por D. Afonso, entre 1420 e 1433, foi utilizado como residência dos Duques de Bragança, tendo depois entrado numa fase de abandono e consequente ruína. Já no séc. XIX, aquando das invasões francesas, o Paço foi adaptado a Quartel Militar. Durante o Estado Novo, o Paço dos Duques é reconstruído e em que passou a ser Residência Oficial do Presidente da República no Norte do País. As suas salas estão hoje decoradas com peças de tapeçaria, mobiliário, cerâmica, pintura e armaria, dando a ideia que ainda está habitado pelos nobres da época.

Durante a tarde, o grupo visitou o Museu Alberto Sampaio, instalado num antigo Mosteiro, no qual constam peças únicas da História de Portugal como o Tríptico da Natividade, uma oferta de D. João I à cidade de Guimarães pela ajuda de Nossa Senhora da Oliveira na vitória na Batalha de Aljubarrota. O Loudel de D. João I, entre outras peças de arte sacra estão em destaque no museu, como a grande custódia, a cruz processional e o cálice oferecido por D. Sancho I.
Foi um dia muito rico em História, em novas aprendizagens, em novas aventuras… Amanhã estaremos em Peso da Régua. Venha connosco!













Sem comentários:

Enviar um comentário