segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

ECO-EUROPA EM MADRID

Na manhã do dia 12 de janeiro, os elementos do Clube Europeu visitaram a Feira do Rastro, um mercado ao ar livre, com mais de 400 anos, onde se pode comprar um pouco de tudo, a preços bastante acessíveis.


Seguidamente, visitaram o Museu Reina Sofia, um dos mais importantes museus espanhóis de arte contemporânea, com obras de artistas como Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró, entre outros, embora o maior destaque do museu seja, sem sombra de dúvida, o quadro Guernica, de Picasso



. O percurso seguiu em direção à Estação de Atocha, Museu do Prado e Gran Via.






O dia 13, dedicado ao tema do Projeto, começou com uma palestra no hotel, sensibilizando os jovens para o tema das alterações climáticas. Para tal, recorreu-se a alguns exemplos sobre os efeitos do aquecimento global e da poluição na cidade de Madrid, que tem mais de seis milhões e meio de habitantes. Para se compreender melhor os efeitos do aquecimento global e da poluição foram apresentadas algumas medidas implementadas na cidade, como por exemplo o condicionamento do trânsito e a proibição da circulação de alguns veículos em determinados locais. Outra medida que chamou a atenção dos participantes foi o facto de serem publicados nos jornais diários os índices da qualidade do ar, sendo que no dia em questão os valores de CO2 na atmosfera estavam muito acima do recomendado. O grupo dirigiu-se para Parque do Retiro, onde se fez uma sessão para responder às perguntas: o que são as alterações climáticas? Quais as suas causas e consequências? Ainda antes do regresso aos Açores houve tempo para visitar os estádios de futebol do Atlético e do Real Madrid e, já em Lisboa, o Parque das Nações.