terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia da Europa 2020



Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Este ano, no Dia da Europa, as instituições europeias desejam prestar uma homenagem especial, através de uma série de atividades em linha, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus.

Uma das prioridades da União Europeia é combater as alterações climáticas.
Os cidadãos europeus beneficiam de algumas das normas ambientais mais elevadas do mundo. A UE e os governos nacionais estabeleceram objetivos claros para orientar a política ambiental europeia até 2020 e uma visão a mais longo prazo, que define qual deverá ser a situação em 2050, com o apoio de programas de investigação, legislação e financiamento específicos: proteger, conservar e melhorar o capital natural da EU; transformar a UE numa economia verde, competitiva, hipocarbónica e eficiente do ponto de vista da utilização dos recursos; proteger os cidadãos europeus de pressões e riscos para a saúde e o bem-estar relacionados com o ambiente.

Para comemorar o Dia da Europa 2020, propomos-te estes jogos. Vamos jogar em conjunto na sexta-feira, às 14h.



Sem comentários:

Enviar um comentário