terça-feira, 14 de abril de 2015

Biografia Pilar Damião Medeiros

Pilar Sousa Lima Damião de Medeiros nasceu em São Miguel em 1979.

É licenciada em Germânicas e Sociologia pela Brock University, Canadá (2001). Obteve o grau de Mestre em Estudos Germânicos pela Queen’s University, Canadá (2003) e o grau de Doutora nesta mesma área pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha (2007). 

Durante a sua formação académica recebeu os seguintes prémios universitários: Dean´s Honours List Scholarship, Brock University, Canadá (1999); Queen´s Graduate Award, Queen´s University, Canadá (2001); Queen´s Graduate Award, Queen´s University, Canadá (2002); Ernst Loeb Memorial Graduate Scholarship, Queen´s University, Canadá (2002); Baden-Württenberg-Stipendium, Karlsruhe Universität, Alemanha (2002).

Foi Assistente na Queen’s University, Canadá (2001-2002). Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Évora (2007-2009), e desde 2009 exerce funções de Professora Auxiliar Convidada e de Diretora do curso de Sociologia (2011-12) no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais na Universidade dos Açores regendo várias disciplinas.

Tem diversos estudos científicos publicados em livros e revistas nacionais e internacionais nas áreas da teoria crítica da cultura moderna; da globalização cultural; da cultura política e espaço público. Participou em dezenas de conferências universitárias em Portugal e no estrangeiro.

Foi eleita deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em Outubro de 2012.