quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Regiões Ultraperiféricas

 

A União Europeia (UE) inclui nove regiões ultraperiféricas (RUP) que estão geograficamente muito afastadas do continente europeu. São estas a Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e São Martinho (França), os Açores e a Madeira (Portugal) e as ilhas Canárias (Espanha).

As regiões ultraperiféricas são partes do território de alguns Estados-Membros da UE que se situam em zonas do mundo distantes da Europa.

Essas regiões veem-se confrontadas com uma série de dificuldades relacionadas com as suas características geográficas, nomeadamente: o afastamento, a insularidade, a pequena dimensão, a topografia difícil e o clima.

A economia destas regiões depende apenas de alguns produtos (frequentemente, produtos agrícolas ou recursos naturais). Estas características constituem um obstáculo ao seu eventual desenvolvimento futuro.


Reunião (em francês: Réunion) é um departamento ultramarino francês no oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: a Maurícia. Sua capital é São Dinis. É a ilha mais próspera do oceano Índico, com o maior PIB per capita na região.
Reunião começou a ser habitada durante o século XVII, quando pessoas da França,

Por ocasião da próxima Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, desloca-se a Ponta Delgada a Presidente da Região da Reunião, Huguette Bello, que visitará a nossa escola na próxima terça-feira, dia 17 de novembro.









Sem comentários:

Enviar um comentário