segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Clube Europeu na RTP Açores

Hoje, no Programa Açores Hoje, falou-se do Clube Europeu e dos seus projetos, destacando-se a viagem a Bruxelas.







Diretora Regional da Juventude

"A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, esteve presente na sessão de encerramento do projeto "Os Açores e a Europa", da responsabilidade do Clube Europeu da Escola Básica e Integrada de Água de Pau e que levou 11 jovens alunos desta escola numa visita a Bruxelas, o que lhes permitiu um contacto direto com a vida institucional da União Europeia. "



sábado, 28 de junho de 2014

Programa Açores Hoje

Na segunda-feira, dia 30 de junho, a partir das 17h30, vamos estar no Programa Açores Hoje, da RTP Açores, um programa "apresentado por Sílvia Martins que dá voz e mostra as nove ilhas do arquipélago", para falarmos do nosso Projeto Os Açores e a Europa e de outras atividades do Clube Europeu da EBI de Água de Pau.


Discurso do Coordenador

DISCURSO
Exmo. Senhor Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas
Exma. Sra. Diretora Regional da Juventude
Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Água de Pau
Exma Sr. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação
Caros membros do Clube Europeu
Minhas senhoras e meus senhores
         Em primeiro lugar, gostaria de agradecer as palavras simpáticas da Senhora Presidente do Conselho Executivo e da Senhora Diretora Regional da Juventude e alargar o agradecimento ao Governo Regional dos Açores pelo apoio ao nosso Projeto e ao nosso Clube, fazendo votos para que essa ajuda e apoio de se repita em projectos futuros.
 O Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau tem como principais objetivos: dar a conhecer as instituições europeias, contribuir para a construção da cidadania europeia e fomentar a participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, e surgiu da necessidade de criação de atividades extracurriculares que, em articulação com as disciplinas de estudo, promovam o desenvolvimento de competências, através da exploração de temas transversais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com a açorianidade. Durante o ano, foram realizadas atividades de promoção do conhecimento e da cidadania europeia, através da elaboração de cartazes, pesquisas, palestras, etc, no sentido de dar a conhecer a União Europeia, as suas instituições e as suas políticas. Participámos em concursos diversos, tendo ficado no grupo de finalistas do Concurso Nacional “Europeus em Portugal” e ficámos em primeiro lugar na fase regional do Concurso Europa Sustentável. Mas o nosso projeto maior foi a viagem ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia. Os participantes no projeto Os Açores e a Europa visitaram ainda a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde tiveram uma sessão pedagógica, proferida pelo Dr. Jorge Menezes, sobre o “Processo de Decisão na União Europeia”, uma organização da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, do Governo Regional dos Açores, e conheceram ainda as cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, com visitas a locais emblemáticos como o Atomium ou Mini-Europa.
        Nas primeiras sessões do Clube Europeu nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, que para além dos objetivos gerais antes mencionados procurou compreender o contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. Após a candidatura ao Programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais, no sentido de se cobrir as restantes despesas para a viagem. Formámos uma equipa, coordenada por mim e constituída pela presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.  Com muito trabalho, esforço e dedicação, conseguimos as verbas: 2880 euros do Programa Bento de Góis; 3402 euros de jantares e sorteios e 2280 euros de apoios e patrocínios de diversas entidades públicas e privadas. Num total de 8562 euros. Tivemos ainda o apoio direto da Câmara Municipal da Lagoa na aquisição duas passagens, da Junta de Freguesia de Água de Pau com o pagamento de uma passagem e o pagamento do alojamento em Lisboa pela Subsecretaria Regional da Presidência. Com grande rigor e contenção, pagámos as passagens, o hotel em Bruxelas, os seguros, a alimentação e as deslocações de comboio, táxis e metro. Os pais ajudaram com 50 euros para as entradas no Atomiun e Mini europa e algumas refeições. Restaram 7.97 que serão juntos aos 125 euros de financiamento do Clube Europeu do concurso da Direção Geral do Ministério da Educação, com os quais iremos comprar uma máquina fotográfica digital para o Clube. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para estes jovens. Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade. Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola e à comunidade, projectando as freguesias de Água de Pau e de RibeiraChã, o concelho Lagoa, a ilha de São Miguel e os Açores, nas mais altas instâncias da União Europeia. Dessa projecção, é ainda de destacar a consulta pública do nosso blogue que está prestes a atingir um total de 8000 visitas desde que foi criado, contribuindo assim também para a divulgação do nosso trabalho.
Por tudo isto, consideramos que os objetivos foram atingidos da totalidade:  primeiro pelo conhecimento das instituições europeias, através do estudo e da visita ao Parlamento Europeu e Comissão Europeia.  Depois pela contribuição para a construção da cidadania europeia, através da participação, debate e interação com representantes políticos regionais e europeus; também pelo fomento da participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, através da manifestação de atitudes e valores adequados à escolarização e à educação; e ainda pela compreensão do contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia, através do conhecimento e sensibilização dos principais benefícios da integração europeia e da consciencialização das dificuldades existentes devido ao facto dos Açores ser uma região ultraperiférica.
No global, promoveu-se a mobilidade geográfica de jovens açorianos, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.” E esta visita à Bélgica contribuiu ainda para o conhecimento de hábitos e tradições, sendo um enriquecimento das vivências e realidades socio-culturais dos jovens participantes, os mesmos que ampliaram mundividências e aprofundaram assim o próprio conceito de açorianidade.
Pela participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de EXCELENTE. E essa excelência deve-se ao trabalho de todos. Muito obrigado!

Cerimónia de encerramento

Agradecemos as simpáticas palavras, o apoio e o incentivo do Senhor Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e da Senhora Diretora Regional da Juventude.
Foi uma cerimónia muito bonita e que fez jus ao imenso trabalho realizado pela equipa que coordenei ao longo do ano. 










sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vídeos da viagem

Parte I - As instituições europeias

Parte II - Bruxelas-Gent-Bruges-Final

O vídeo foi elaborado pelo Álvaro Borges, o nosso elemento mais participativo e trabalhador, ao qual gostaria de agradecer e desejar boa sorte para a nova escola e para a vida. Alargo os votos aos restantes elementos que vão agora frequentar o ensino secundário.


sábado, 21 de junho de 2014

Programa 27 de junho

Cerimónia de Encerramento
Projeto Os Açores e a Europa
Dia 27 de junho de 2014, 17h30, auditório da EBI de Água de Pau

PROGRAMA

17h30 – Abertura da sessão solene, Presidente do Conselho Executivo, Dra. Joana Medeiros

17h35 – Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rodrigo Oliveira

17h45 – Coordenador do Clube Europeu, Dr. José Carlos Pereira

18h00 – Apresentação do vídeo da Viagem a Bruxelas, Diogo Amaral

18h20 - Encerramento – Diretora Regional da Juventude, Dra. Pilar Damião Medeiros

18h30 - Momento musical com Maria Isabel Raposo e professora Ana Rita Matias.



terça-feira, 17 de junho de 2014

Apoios Viagem à Bélgica

Este projeto só foi possível com o apoio dos pais, através de várias iniciativas realizadas ao longo do ano (41%), com o apoio do Governo Regional dos Açores, através do Programa Bento de Góis (60% de despesas com o transporte aéreo) (32%) e com o apoio de várias entidades públicas e privadas, referenciadas e publicitadas neste blogue e em diverso material utilizado no Projeto ao longo ano letivo (27%). Obrigado a todos!


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Avaliação "Os Açores e a Europa"


Avaliação do Projeto “Os Açores e a Europa”, que se desenvolveu ao longo do ano lectivo 2013/2014 e terminou com uma visita ao Parlamento Europeu, à Representação Portugal junto da União Europeia e à Comissão Europeia, de 3 a 8 de junho, em Bruxelas.
    Esta visita, que tinha como objetivos principais: dar a conhecer as instituições europeias, contribuir para a construção da cidadania europeia e fomentar a participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, inseriu-se nas atividades do Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau e surgiu da necessidade de criação de atividades extracurriculares que, em articulação com as áreas curriculares, promovessem o desenvolvimento de competências-chave, através da exploração de temas transversais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e a açorianidade, conforme o Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREB). Durante o ano, foram realizadas atividades de promoção do conhecimento e da cidadania europeia, através da elaboração de cartazes, pesquisas, palestras, etc, no sentido de dar a conhecer a União Europeia, as suas instituições e as suas políticas. A viagem aqui apresentada pretendeu, de acordo com os objetivos do Projeto, ir ao centro das decisões europeias:  Parlamento Europeu e à Comissão Europeia. Os participantes no projeto visitaram ainda a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde tiveram uma sessão pedagógica, proferida pelo Dr. Jorge Menezes, sobre o “Processo de Decisão na União Europeia”, uma organização da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, do Governo Regional dos Açores, e conheceram as cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, com visitas a locais emblemáticos como o Atomium e a Mini-Europa.
        Nas primeiras sessões do Clube Europeu nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, que para além dos objetivos gerais procurava compreender o contexto social, políltico e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. Após a candidatura ao Programa Bento de Góis, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais, no sentido de cobrir as restantes despesas para a viagem. Formámos uma equipa, coordenada por José Carlos Pereira, responsável pelo projeto, constituída pela presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.  Com muito trabalho, esforço e dedicação,conseguimos as verbas. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para este jovens. Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube Europeu conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade. Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola à comunidade, projectando a Vila de Água de Pau, a ilha de São Miguel e a Região Autónoma dos Açores nas mais altas instituições da União Europeia.
Consideramos que os objetivos da ação foram atingidos da totalidade:  (1) conhecimento as instituições europeias, através do estudo e da visita ao parlamento Europeu e Comissão Europeia; (2) contribuição para a construção da cidadania europeia, através da participação, debate e interação com representantes políticos regionais e europeus; (3) fomento da participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, através da manifestação de atitudes e valores adequados à escolarização e à educação; (4) compreensão do contexto social, políltico e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia, através do conhecimento e sensibilização acerca dos princípais benefícios da integração europeia e da consciencialização das dificuldades existentes devido ao facto dos Açores ser uma Região Ultraperiférica.
No global, com esta ação, promoveu-se a mobilidade geográfica de jovens açorianos, prevista no Programa Bento de Góis, de acordo com o artigo 2.º da Portaria n.º 36/2011 de 19 de Maio de 2011, que assume a promoção da “mobilidade regional, nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.” Durante o decorrer da ação houve publicitação, de forma explícita, do apoio da Direcção Regional da Juventude ao projeto,quer em documentos escritos, panfletos, cartazes, vídeos e blogue http://clubeeuropeuaguadepau.blogspot.pt/2014/06/os-acores-e-europa.html , quer em referências orais em reuniões e encontros que decorreram ao longo do ano letivo de 2013/2014.
A visita à Bélgica contribuiu para o conhecimento de novos hábitos e tradições, sendo um enriquecimento das vivências e realidades socio-culturais dos jovens participantes, os mesmos que ampliaram mundividências e aprofundaram o próprio conceito de açorianidade.
Pela participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de EXCELENTE.


Água de Pau, 17 de junho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

ACREDITAR - José Carlos Pereira


Acreditar

Nas primeiras sessões do Clube Europeu, nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, um projeto que tinha como principal objectivo compreender o contexto social, políltico e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. A ideia ganhou consistência com a possibilidade de se fazer uma viagem ao Parlamento Europeu e Comissão Europeia, em Bruxelas. Tínhamos o projeto em pensamento enquanto antecipação do real. Depois foi ACREDITAR. Começámos com a candidatura ao Programa Bento de Góis, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais. Tudo se conjugou. Com os que acreditaram, formei e coordenei  uma equipa: a presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.  Com muito trabalho, conseguimos as verbas. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para este jovens. Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube Europeu conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade. Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola à comunidade, projectando a Vila de Água de Pau, a ilha de São Miguel e a Região Autónoma dos Açores nas mais altas instituições da União Europeia. Alguns momentos foram mais difíceis, sobretudo nesta última fase depois da viagem, mas o carinho, a gratidão e o incentivo dos colegas, dos pais e dos alunos fizeram deste projeto um marco muito importante na minha carreira. Valeu a pena ACREDITAR. OBRIGADO ÁGUA DE PAU!


Vídeo elaborado por Álvaro Borges, aluno do 9.º A, membro do Clube Europeu. 

Atomium

Texto de Sofia Sousa e José Carlos Pereira



No dia 6 de junho, a nossa viagem prosseguiu com uma magnífica visita ao Atomium, um dos monumentos mais emblemáticos da Bélgica e da Europa. O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Tem 102 metros de altura e possui nove esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro.


Depois de subirmos num elevador super rápido, chegámos ao Topo, onde podemos ver uma fantástica vista panorâmica de Bruxelas.
Nas primeiras esferas havia uma exposição sobre o Atomium e ficámos a saber que esta construção em forma de Átomo gigante é construída de Alumínio e que o seu nome vem, justamente, da ligação das palavras Átomo+Alumínio=Atomium.


Nas esferas seguintes havia uma interessante exposição de arte funcional, com cadeiras, mesas e outros móveis e objetos de design belga.



Esta visita ao Atomium foi um espectáculo. Queremos agradecer aos pais dos alunos por terem pago as entradas.


Joana Medeiros

Foi com muito entusiasmo e algum receio que abraçámos este projeto. O que de início nos pareceu complicado, deixou de o ser; trabalhoso sim, mas não complicado!
E foi com um enorme orgulho que acompanhei este jovens, professores e funcionários nesta viagem tão rica em novas experiências e cultura.Vivenciar com todos o espírito de grupo, a vontade de conhecer e de ir mais além, foi algo que me fez ter a certeza de que este foi um projeto que valeu a pena.

Faço votos para que estes alunos mantenham este espírito: trabalhar, esforçar-se e conseguir. Espero que se torne contagiante para os outros (adultos e crianças), pois no início não tivemos muita "adesão". Agora, depois da "obra feita" e bem feita, espero que se repita e que se estenda a mais alunos e professores.


Nós é que agradecemos à Senhora Presidente do Conselho Executivo por ter acreditado em nós, por nos apoiar e por nos acompanhar à Bélgica. A sua presença de representação institucional valorizou o Clube, a Escola e a Região. Obrigado!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Do sonho à realidade - Cândida Santos


Os sonhos serão sempre sonhos a não ser que lutemos por eles. Tínhamos um sonho, um projeto, que englobava 17 pessoas: 10 mulheres e 7 homens, 3 cidades e um hotel chamado Barry.
O nosso sonho deixou de o ser e tornou-se uma realidade ainda presente. Com espírito de grupo, descoberta, companheirismo, amizade e união, experienciamos uma viagem à Bélgica onde as emoções, risos, alegria e experiências multiculturais foram uma constante. Com um passado rico em trabalho, esforço, dedicação e divulgação de todas as atividades, vivemos um presente repleto de felicidade e um futuro cheio de novos sonhos.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mini-Europa

Mini Europa – Texto de José Carlos Pereira, Maria Isabel Raposo e Beatriz Arruda, baseado no catálogo que acompanha a visita.


        Depois da visita ao Atomium, fomos fazer um almoço ao ar livre. De seguida, visitámos a Mini-Europa: um parque inaugurado em 1989, pelo príncipe Philip e pelo  Sr. Brouhon, Presidente do Município de Bruxelas, com miniaturas de reproduções de monumentos da União Europeia, onde estão representados 350 edifícios de 80 cidades europeias.  


     Para Martin Schulz, Presidente do Parlamento Europeu, “a Mini-Europa oferece uma oportunidade única de ver e apreciar, em primeira mão, a beleza e a diversidade do nosso continente. A Europa é um projeto político que nós, no Parlamento Europeu, lutamos por defender, mas é também um tesouro cultural cujo valor deve ser aprendido e visto, tanto pelos europeus como pelos estrangeiros.” De facto, a Mini-Europa é um espaço de descoberta e de viagem pela diversidade da Europa, através dos principais monumentos aqui representados à escala de 1/25.


     “Nesta casa situada na proximidade de paris, Jean Monnet e alguns colaboradores prepararam a Declaração de Robert Shuman, ponto de partida da União Europeia.”

Trelleborg - Aquartelamento Viking na Dinamarca
Câmara Municipal de Estocolmo - Suécia
Castelo de Hoensbroek - Países Baixos
Palácio de Westminster - Reino Unido
Torre Eiffel - Paris
Pisa - Itális
Nyhavn (Porto Novo) e Bolsa de Copenhaga - Dinamarca
       Na votação das preferências ao longo da viagem, a Mini-Europa ficou nos primeiros lugares. Com um sol magnífico, o passeio pelo parque foi inesquecível… e aquele geladinho no final foi uma deliciosa.
Quando for à Bélgica não deixe de visitar a Mini-Europa, mas vá pela fresquinha, leve água, chapéu e protector solar.






Gent - Rúben Arruda



No segundo dia da nossa viagem, fomos de comboio a Gent. Vimos um rio, igrejas góticas e passamos por um quiosque onde compramos as cerejas de Gent, uma iguaria da cidade, muito doce. A cidade tem casas muito altas com pináculos. Tem um rio e várias pontes.



O Castelo foi construído no ano de 1191 (séc. XII). No Castelo, vimos armas e armaduras. A visita decorreu pelas diversas salas: as salas 1 e 2 chamavam-se as Salas da Justiça pois era onde se decidiam as sentenças; na sala número 3, a Sala dos Banquetes, era onde se realizavam as festas e as refeições.


 De seguida, passamos pelas torres do castelo (espaço número 4). Era nestas torres que os soldados viam os invasores. A sala 5 era a habitação da condessa. Nesta sala estava exposta uma guilhotina. (Aqui a professora Jennifer "imaginou a sua morte!:)).



 Na sala 6, estavam expostos mais instrumentos de tortura usados na época; vimos como eles eram presos, castigados e mal tratados com certos instrumentos de ferro. Sala 7: sala onde ficavam os presos com maus tratos e sem condições. A sala 8 era a sala das reuniões. Aqui a nossa presidente subiu ao trono real! 




A sala 9 era o recinto defensivo do reino. A sala 10 é a jaula de tortura dos prisioneiros e na sala 11 onde se encarceravam os prisioneiros. Na sala 12 é o início da construção, no espaço 13 (exterior) era a torre central do Castelo e na sala 14 tem uma janela onde se pode apreciar a casa do conde.


Bruges - Raquel Raposo e Mariana Pacheco



Vamos entrar no comboio às 2:41 da tarde para irmos à cidade de Bruges. Estamos aqui num convívio entre adultos e jovens. Chegámos a Bruges às 15 horas, a viagem correu bem. Estamos muito felizes, estamos a ver coisas lindíssimas. Bruges é muito linda pela sua natureza e beleza, com muitos espaços verdes e belas paisagens. Tem coisas engraçadas, as casas são quase todas de tijolo, é um padrão típico. Os edifícios têm todos o mesmo padrão rústico. É uma cidade serena.



A maioria das pessoas desloca-se de bicicleta, evitando assim o aumento da poluição.


A maioria das igrejas é do estilo gótico, com as suas abóbodas de arcos cruzados de volta perfeita As janelas tem vitrais e as paredes lindas pinturas.
Algumas casas ficam num rio como na cidade de Veneza, o solo é feito de calçada.
A praça principal é encantadora com muita população a circular. Existe um museu com obras do Salvador Dali, um grande pintor. Havia também nesta praça carruagens com cavalos para as pessoas andaram.
De seguida andámos de barco nos canais e fizemos algumas compras.



Um dia, quando decidirem viajar, viajem para cá, porque vale mesmo a pena. Bruges é uma cidade muito interessante e rica nos seus edifícios e monumentos, portanto não hesites: reserva passagem para cá e já, porque vais fascinar-te de certeza absoluta. Nesta cidade encantas-te cada vez mais quando andares de barco nos canais.