sábado, 28 de junho de 2014

Discurso do Coordenador

DISCURSO
Exmo. Senhor Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas
Exma. Sra. Diretora Regional da Juventude
Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Água de Pau
Exma Sr. Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação
Caros membros do Clube Europeu
Minhas senhoras e meus senhores
         Em primeiro lugar, gostaria de agradecer as palavras simpáticas da Senhora Presidente do Conselho Executivo e da Senhora Diretora Regional da Juventude e alargar o agradecimento ao Governo Regional dos Açores pelo apoio ao nosso Projeto e ao nosso Clube, fazendo votos para que essa ajuda e apoio de se repita em projectos futuros.
 O Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau tem como principais objetivos: dar a conhecer as instituições europeias, contribuir para a construção da cidadania europeia e fomentar a participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, e surgiu da necessidade de criação de atividades extracurriculares que, em articulação com as disciplinas de estudo, promovam o desenvolvimento de competências, através da exploração de temas transversais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com a açorianidade. Durante o ano, foram realizadas atividades de promoção do conhecimento e da cidadania europeia, através da elaboração de cartazes, pesquisas, palestras, etc, no sentido de dar a conhecer a União Europeia, as suas instituições e as suas políticas. Participámos em concursos diversos, tendo ficado no grupo de finalistas do Concurso Nacional “Europeus em Portugal” e ficámos em primeiro lugar na fase regional do Concurso Europa Sustentável. Mas o nosso projeto maior foi a viagem ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia. Os participantes no projeto Os Açores e a Europa visitaram ainda a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde tiveram uma sessão pedagógica, proferida pelo Dr. Jorge Menezes, sobre o “Processo de Decisão na União Europeia”, uma organização da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, do Governo Regional dos Açores, e conheceram ainda as cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, com visitas a locais emblemáticos como o Atomium ou Mini-Europa.
        Nas primeiras sessões do Clube Europeu nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, que para além dos objetivos gerais antes mencionados procurou compreender o contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. Após a candidatura ao Programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais, no sentido de se cobrir as restantes despesas para a viagem. Formámos uma equipa, coordenada por mim e constituída pela presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.  Com muito trabalho, esforço e dedicação, conseguimos as verbas: 2880 euros do Programa Bento de Góis; 3402 euros de jantares e sorteios e 2280 euros de apoios e patrocínios de diversas entidades públicas e privadas. Num total de 8562 euros. Tivemos ainda o apoio direto da Câmara Municipal da Lagoa na aquisição duas passagens, da Junta de Freguesia de Água de Pau com o pagamento de uma passagem e o pagamento do alojamento em Lisboa pela Subsecretaria Regional da Presidência. Com grande rigor e contenção, pagámos as passagens, o hotel em Bruxelas, os seguros, a alimentação e as deslocações de comboio, táxis e metro. Os pais ajudaram com 50 euros para as entradas no Atomiun e Mini europa e algumas refeições. Restaram 7.97 que serão juntos aos 125 euros de financiamento do Clube Europeu do concurso da Direção Geral do Ministério da Educação, com os quais iremos comprar uma máquina fotográfica digital para o Clube. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para estes jovens. Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade. Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola e à comunidade, projectando as freguesias de Água de Pau e de RibeiraChã, o concelho Lagoa, a ilha de São Miguel e os Açores, nas mais altas instâncias da União Europeia. Dessa projecção, é ainda de destacar a consulta pública do nosso blogue que está prestes a atingir um total de 8000 visitas desde que foi criado, contribuindo assim também para a divulgação do nosso trabalho.
Por tudo isto, consideramos que os objetivos foram atingidos da totalidade:  primeiro pelo conhecimento das instituições europeias, através do estudo e da visita ao Parlamento Europeu e Comissão Europeia.  Depois pela contribuição para a construção da cidadania europeia, através da participação, debate e interação com representantes políticos regionais e europeus; também pelo fomento da participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, através da manifestação de atitudes e valores adequados à escolarização e à educação; e ainda pela compreensão do contexto social, político e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia, através do conhecimento e sensibilização dos principais benefícios da integração europeia e da consciencialização das dificuldades existentes devido ao facto dos Açores ser uma região ultraperiférica.
No global, promoveu-se a mobilidade geográfica de jovens açorianos, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.” E esta visita à Bélgica contribuiu ainda para o conhecimento de hábitos e tradições, sendo um enriquecimento das vivências e realidades socio-culturais dos jovens participantes, os mesmos que ampliaram mundividências e aprofundaram assim o próprio conceito de açorianidade.
Pela participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de EXCELENTE. E essa excelência deve-se ao trabalho de todos. Muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário