No dia 4, à tarde, o Dr. Jorge Menezes recebeu-nos na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas. Antes disso, tivemos uma verdadeira aventura na passagem por estradas bloqueadas com arame farpado devido à presença dos líderes mundiais, entre eles o presidente dos EUA, Barack Obama, que estavam em Bruxelas para uma reunião do G7. O Dr. Jorge Menezes falou-nos das Instituições da UE e dos modos de decisão das políticas europeias. No final, visitámos o gabinete do Sr. Dr. Jorge Menezes, mostrámos alguns dos nossos trabalhos do Clube Europeu e oferecemos lembranças da Ribeira Chã. Ainda tivemos tempo para fazer uma visita à entrada da Comissão Europeia. Queremos agradecer ao Senhor Dr. Jorge Menezes, por nos ter recebido tão bem e ao Senhor Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rodrigo Oliveira, do Governo Regional dos Açores, por nos ter ajudado e organizado este encontro em Bruxelas.
Caro Dr. Jorge Menezes,
ResponderEliminarNós é que agradecemos a sua disponibilidade e simpatia por nos ter recebido tão bem e ter feito uma excelente síntese sobre o Processo de Decisão na União Europeia. Estou a preparar o relatório final do Projeto "Os Açores e a Europa" e utilizarei algumas informações que sistematizei durante o nosso interessante encontro. Quando concluído, terei muito gosto em reencaminhar para si o documento. Farei chegar esta informação ao Senhor Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas do Governo Regional dos Açores.
Os alunos gostaram muito de o conhecer. Na próxima sessão do Clube, vou entregar-lhes o seu "abraço".
Pode seguir o balanço da viagem no blogue do Clube.http://clubeeuropeuaguadepau.blogspot.pt/2014/06/comissao-europeia-mariana-pacheco-e.html
Com os melhores cumprimentos
José Carlos Pereira
Citando Jorge Menezes :
Caro Professor José Carlos,
Mais uma vez reitero o que tive a oportunidade de afirmar ontem. Parabéns pelo empenho e dedicação que tem atribuído com os seus colegas e alunos às questões de cidadania europeia. Aproveito, também, para reafirmar que foi com enorme prazer que participei nas vossas reflexões relativamente à União. É encorajador saber que há pequenas sementes que aqui e ali vão possibilitando a interiorização da importância da UE. Assim este vosso exemplo se generalizasse!
Votos de continuação deste notável trabalho.
Um abraço, extensivo aos seus colegas e alunos
Jorge Menezes