quarta-feira, 11 de junho de 2014

Mini-Europa

Mini Europa – Texto de José Carlos Pereira, Maria Isabel Raposo e Beatriz Arruda, baseado no catálogo que acompanha a visita.


        Depois da visita ao Atomium, fomos fazer um almoço ao ar livre. De seguida, visitámos a Mini-Europa: um parque inaugurado em 1989, pelo príncipe Philip e pelo  Sr. Brouhon, Presidente do Município de Bruxelas, com miniaturas de reproduções de monumentos da União Europeia, onde estão representados 350 edifícios de 80 cidades europeias.  


     Para Martin Schulz, Presidente do Parlamento Europeu, “a Mini-Europa oferece uma oportunidade única de ver e apreciar, em primeira mão, a beleza e a diversidade do nosso continente. A Europa é um projeto político que nós, no Parlamento Europeu, lutamos por defender, mas é também um tesouro cultural cujo valor deve ser aprendido e visto, tanto pelos europeus como pelos estrangeiros.” De facto, a Mini-Europa é um espaço de descoberta e de viagem pela diversidade da Europa, através dos principais monumentos aqui representados à escala de 1/25.


     “Nesta casa situada na proximidade de paris, Jean Monnet e alguns colaboradores prepararam a Declaração de Robert Shuman, ponto de partida da União Europeia.”

Trelleborg - Aquartelamento Viking na Dinamarca
Câmara Municipal de Estocolmo - Suécia
Castelo de Hoensbroek - Países Baixos
Palácio de Westminster - Reino Unido
Torre Eiffel - Paris
Pisa - Itális
Nyhavn (Porto Novo) e Bolsa de Copenhaga - Dinamarca
       Na votação das preferências ao longo da viagem, a Mini-Europa ficou nos primeiros lugares. Com um sol magnífico, o passeio pelo parque foi inesquecível… e aquele geladinho no final foi uma deliciosa.
Quando for à Bélgica não deixe de visitar a Mini-Europa, mas vá pela fresquinha, leve água, chapéu e protector solar.






Sem comentários:

Enviar um comentário