segunda-feira, 16 de junho de 2014

Avaliação "Os Açores e a Europa"


Avaliação do Projeto “Os Açores e a Europa”, que se desenvolveu ao longo do ano lectivo 2013/2014 e terminou com uma visita ao Parlamento Europeu, à Representação Portugal junto da União Europeia e à Comissão Europeia, de 3 a 8 de junho, em Bruxelas.
    Esta visita, que tinha como objetivos principais: dar a conhecer as instituições europeias, contribuir para a construção da cidadania europeia e fomentar a participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, inseriu-se nas atividades do Clube Europeu da Escola Básica Integrada de Água de Pau e surgiu da necessidade de criação de atividades extracurriculares que, em articulação com as áreas curriculares, promovessem o desenvolvimento de competências-chave, através da exploração de temas transversais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e a açorianidade, conforme o Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores (CREB). Durante o ano, foram realizadas atividades de promoção do conhecimento e da cidadania europeia, através da elaboração de cartazes, pesquisas, palestras, etc, no sentido de dar a conhecer a União Europeia, as suas instituições e as suas políticas. A viagem aqui apresentada pretendeu, de acordo com os objetivos do Projeto, ir ao centro das decisões europeias:  Parlamento Europeu e à Comissão Europeia. Os participantes no projeto visitaram ainda a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), onde tiveram uma sessão pedagógica, proferida pelo Dr. Jorge Menezes, sobre o “Processo de Decisão na União Europeia”, uma organização da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, do Governo Regional dos Açores, e conheceram as cidades de Bruxelas, Gent e Bruges, com visitas a locais emblemáticos como o Atomium e a Mini-Europa.
        Nas primeiras sessões do Clube Europeu nasceu o Projeto “Os Açores e a Europa”, que para além dos objetivos gerais procurava compreender o contexto social, políltico e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia. Após a candidatura ao Programa Bento de Góis, pedimos patrocínios e mobilizámos os pais, no sentido de cobrir as restantes despesas para a viagem. Formámos uma equipa, coordenada por José Carlos Pereira, responsável pelo projeto, constituída pela presidente do Conselho Executivo para a representação institucional, a Sra Sandra Borges para os apoios, o sr. Duarte Borges para a representação dos pais e as professoras Cândida Santos e Jennifer Almeida para a organização de eventos e planificação da viagem.  Com muito trabalho, esforço e dedicação,conseguimos as verbas. Acauteladas todas as questões de segurança, a viagem, realizada de 3 a 8 de junho,  representou uma experiência única para este jovens. Com a visita ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, os elementos do Clube Europeu conheceram as instituições europeias ao pormenor, sentindo-se cidadãos europeus de pleno direito, como algo que lhes diz respeito e que lhes está próximo da sua realidade. Ao sair de Água de Pau, alguns pela primeira vez, os alunos abriram horizontes e alargaram expectativas pessoais, sociais e culturais. Para além da componente pedagógica, o Clube Europeu promoveu uma aproximação da escola à comunidade, projectando a Vila de Água de Pau, a ilha de São Miguel e a Região Autónoma dos Açores nas mais altas instituições da União Europeia.
Consideramos que os objetivos da ação foram atingidos da totalidade:  (1) conhecimento as instituições europeias, através do estudo e da visita ao parlamento Europeu e Comissão Europeia; (2) contribuição para a construção da cidadania europeia, através da participação, debate e interação com representantes políticos regionais e europeus; (3) fomento da participação responsável, ativa e crítica da comunidade escolar, através da manifestação de atitudes e valores adequados à escolarização e à educação; (4) compreensão do contexto social, políltico e geográfico dos Açores enquanto território português integrado na União Europeia, através do conhecimento e sensibilização acerca dos princípais benefícios da integração europeia e da consciencialização das dificuldades existentes devido ao facto dos Açores ser uma Região Ultraperiférica.
No global, com esta ação, promoveu-se a mobilidade geográfica de jovens açorianos, prevista no Programa Bento de Góis, de acordo com o artigo 2.º da Portaria n.º 36/2011 de 19 de Maio de 2011, que assume a promoção da “mobilidade regional, nacional e internacional dos jovens residentes nos Açores, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.” Durante o decorrer da ação houve publicitação, de forma explícita, do apoio da Direcção Regional da Juventude ao projeto,quer em documentos escritos, panfletos, cartazes, vídeos e blogue http://clubeeuropeuaguadepau.blogspot.pt/2014/06/os-acores-e-europa.html , quer em referências orais em reuniões e encontros que decorreram ao longo do ano letivo de 2013/2014.
A visita à Bélgica contribuiu para o conhecimento de novos hábitos e tradições, sendo um enriquecimento das vivências e realidades socio-culturais dos jovens participantes, os mesmos que ampliaram mundividências e aprofundaram o próprio conceito de açorianidade.
Pela participação, entusiasmo, motivação, trabalho e dedicação dos alunos, pela ajuda e colaboração dos pais e familiares, pelo trabalho desenvolvido pela equipa de colaboradores, pelo alcance pleno dos objetivos propostos, avaliamos este projeto com a menção de EXCELENTE.


Água de Pau, 17 de junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário