segunda-feira, 9 de junho de 2014

A viagem - Diogo Vieira Amaral

Breve comentário sobre a viagem:
Datas e locais visitados;
O que gostei mais? Porquê?;
Frase Final 
Datas e locais visitados


3 de Junho de 2014- Saída do aeroporto de Ponta Delgada, com destino a Bruxelas, antes da chegada à Bélgica, fizemos escala em Lisboa. À chegada a Bruxelas, fomos diretos para o Hotel Barry, de * estrela, transportados por dois táxis. Foi um dia inesquecível, pois foi a minha primeira viagem internacional.

4 de Junho de 2014-  Partimos do Hotel Barry para o metro, com destino ao Parlamentarium, mas antes da chegada ao Parlamentarium, passamos pelo Conselho Europeu, a instituição europeia mais importante a nível politico. No interior do Parlamentarium, os nossos conhecimentos expandirem-se, porque através desta exposição permanente, interativa e virtual, ficamos a conhecer a história de Europa a partir do séc.XX, os momentos marcantes na fundação da União Europeia, o que é ser europeu, entre outros. De seguida, fomos diretos para o Parlamento Europeu, onde fomos recebidos pelo Dr. Paulo Nascimento Cabral, este falou-nos acerca do Parlamento Europeu, no sue gabinete. Fique maravilhado, pois dentro do Parlamento, circulavam pessoas e tinha os mesmos serviços, tudo igual a um centro comercial. Depois, o Sr. Jorge Menezes, representante de Portugal na União Europeia, acolheu-nos e falou-nos das Instituições da UE e dos modos de decisão das políticas europeias, o Sr.Jorge Menezes, para concluir a visita levou-nos ao exterior da Comissão Europeia. Concluímos o dia, visitamos o Centro Histórico de Bruxelas, onde vimos a Grand-Place, o Manneken Pis, as chocolatarias belgas, entre outros.

5 de Junho de 2014- Saída do hotel, para a Estação de Comboios, onde fomos de comboio para Gent, foi a minha primeira experiência de comboio. Nesta cidade, o tempo, não ajudou, mas lá adorei de provar um doce tipíco belga, denomindado de “cuberdon” e de visitar o Castelo de Gravensteen. Após o almoço, em Ghent, assisti a montagem de um insuflável do Cristo Rei, com a camisola da seleção belga vestida. À tarde, seguimos de comboio para a cidade de Bruges, onde mal sai da estação, reparei que naquela cidade se  vivia em tranquilidade e paz. É uma cidade com estilo gótico e os telhados com forma piramidal, uma característica também presente em Ghent, a exceção da cor dos edifícios (em Gent estes eram acinzentados). Em Bruges, percorremos o Centro Histórico da cidade e os canais de Bruges, foi a primeira vez que andei de barco. Na noite deste dia, tive o prazer de provar uma iguaria típica belga, chamada waffle, com uma forma quadrada e um sabor amanteigado.

6 de Junho de 2014- A meio da manhã, apanhamos o metro e após vários minutos a andar de metro, chegamos ao Atomium, uma estrutura montada para a Expo 58, que permanece atual, onde na última esfera, tem-se uma vista panorâmica de Bruxelas. Da parte da tarde, chegamos à Mini-Europa, um local onde os principais monumentos da EU, estão em ponto pequeno. Adorei a visita à Mini-Europa. Ao final da tarde, andamos pelas ruas de Bruxelas, onde compramos chocolates e recordações da viagem. À noite demos um passeio até à estação de comboios, como momento para simbolizar a nossa despedida.

7 de Junho de 2014- Despedida de Bruxelas pela manhã e chegada a Lisboa, local onde fizemos escala antes da chegada ao destino final, Ponta Delgada. Aproveitamos o tempo, em Lisboa para passar pela artéria principal da cidade, Marquês de Pombal; Avenida da Liberdade; Restauradores, Rossio; Rua Augusta e Praça do Comércio. Para concluir a viagem marcante nas nossas vidas, passamos pelo exterior do Estádio da Luz e pelo centro comercial Colombo.

8 de Junho de 2014-  Saída de Lisboa e regresso a casa. Balanço do professor José Carlos Pereira em relação à viagem.

O que gostei mais? Porquê?
Nesta viagem, adorei visitar todos os locais, mas o que ficará para sempre marcado no coração, será o Atomium, porque a partir desta estrutura fascinante, foi possível visualizar toda a cidade de Bruxelas e este é um dos ícones nacionais, a par com o Manneken Pis

Frase Final
Esta viagem, envolveu muito esforço e dedicação por parte dos membros do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, mas como dizia Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Tiraram-se desta viagem, inúmeros pontos positivos, como o conhecimento de outras culturas, locais, gastronomia, etc. e fundamentalmente a importância da União Europeia no nosso dia-a-dia. Concluindo ser cidadão europeu e ter um leque de oportunidades que os outros não as têm, isto é ser “sortudo”. Quero agradecer a todos os contribuíram para esta viagem. Para estes, muito obrigado.





Sem comentários:

Enviar um comentário